Como curar de maneira rápida micose na virilha?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Tratamento para micose de virilha

  1. Lave bem a região afetada, usando sabão e água.
  2. Seque bem a área afetada após tomar banho e fazer exercícios.
  3. Troque de roupas e roupa íntima diariamente.
  4. Vista roupas folgadas de algodão.
  5. Conclua o tratamento, mesmo se parecer que a infecção já está passando.

Para debelar a micose, o médico receita remédios antifúngicos em formato de cremes, sprays e esmaltes. Em geral, a medicação deve ser usada de seis a oito semanas. Certos fungos, porém, são mais resistentes e exigem que o tratamento se prolongue por até um ano. Eles atacam especialmente as unhas e o couro cabeludo.

A tinea cruris é uma infecção contagiosa transmitida por fômites, como toalhas, lençóis ou roupas contaminadas com o fungo. A micose na virilha também pode ocorrer como auto-contaminação pela micose dos pés (frieira).

Quando você tiver coceira na virilha nunca passe álcool em gel nela.

“A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias. Não o interrompa assim que terminarem os sintomas, pois o fungo nas camadas mais profundas pode resistir.

O profissional podólogo pode ajudar no tratamento, indicando essa solução: álcool iodado a 1% ou 2% xilol iodado a 1% . Deve-se aplicar no local até sarar.

Como tratar micose
A micose de virilha, micose de pé e a micose de pele podem ser tratadas com medicamentos tópicos, como cremes antifúngicos, pomadas, géis ou sprays. A micose no couro cabeludo ou nas unhas pode exigir medicamentos orais, como cetoconazol, griseofulvina ou terbinafina.

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

No entanto, eles podem se multiplicar rapidamente e causar infecção quando o ambiente é quente e úmido, por exemplo, se você não tirar as roupas molhadas de suor. A micose de virilha afeta principalmente homens e meninos adolescentes porque a umidade pode ficar retida entre o escroto e a coxa.

O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha. O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos.

A dermatite na virilha é uma condição inflamatória ou infecciosa da pele na região do órgão genital. Há mais de uma causa, sendo a micose uma das mais comuns. Neste caso, ela também pode ser desenvolvida por diferentes fungos, sendo o Trichophyton rubrum o principal deles.

Vodol é indicado no tratamento de Tinea pedis (pé de atleta), Tinea cruris (micose na região da virilha), Tinea corporis e onicomicoses (micose nas unhas) causadas pelo Trychophyton, Epidermophyton e Microsporum; candidíase cutânea (micose de pele), Tinea versicolor e cromofitose.

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica grave causada por fungos dimórficos (aqueles que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa na natureza, e como levedura em parasitismo), do gênero Paracoccidioides e que estão presentes no solo.

É a infecção sistêmica causada pelo fungo dimorfo Cryptococcus neoformans, de ocorrência mundial e que afeta principalmente pacientes imunossuprimidos, como infectados por HIV. O fungo é encontrado no solo e em excretas de pombos e morcegos.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Um médico deve receitar um antimicóticos de uso local. O tratamento é simples e deve ser mantido por duas ou três semanas para evitar que a micose se instale novamente. O problema é que, muitas vezes, é abandonado antes do tempo, porque a lesão costuma melhorar em dez dias e as pessoas acham que estão curadas.

Como identificar a micose
A micose pode ser identificada por lesões de cor avermelhada, acastanhada ou esbranquiçada. É comum a presença de descamação nas bordas. O tratamento para o fungo depende da região a ser tratada.