Como curar botulismo em bovinos?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O botulismo bovino, doença que se caracteriza pela paralisia progressiva que pode levar o animal à morte, agora tem cura. O tratamento pode ser feito com o Botulin C-D, em dose única, fruto de cinco anos de pesquisas realizadas pela Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), e do Laboratórios Vencofarma do Brasil.

Botulismo: sintomas
Quando há infecção, o animal tem a chamada paralisia flácida e, posteriormente, paralisia dos membros, além de dificuldade para engolir. A seguir, acontece a parada respiratória e a morte do animal.

Os animais começam a apresentar dificuldade de locomoção, com inquietação, incoordenação, marcha instável, ataxia e incapacidade de levantar ou erguer a cabeça, até passarem a ficar a maior parte do tempo deitados e se recusarem a beber e a comer. A morte acontece por paralisia respiratória.

O botulismo bovino, doença que se caracteriza pela paralisia progressiva que pode levar o animal à morte, agora tem cura. O tratamento pode ser feito com o Botulin C-D, em dose única, fruto de cinco anos de pesquisas realizadas pela Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), e do Laboratórios Vencofarma do Brasil.

O soro Botulin C-D já está disponível no mercado brasileiro e custa em torno de R$ 12 a dose, o suficiente para livrar o animal da doença.

O material em decomposição contaminado com a toxina botulínica não representa necessariamente risco para os bovinos, a menos que estes o consumam. Bovinos em adequado estado de nutrição, normalmente não ingerem tal tipo de material.

Agressividade, incoordenação, tenesmo (prolapso retal), diarreia, falta de apetite, paralisia ruminal, fezes com sangue, elevada atividade cardíaca.

O diagnóstico desta intoxicação fundamenta-se na detecção da toxina botulínica nos conteúdos gás- trico e intestinal, hemosoro e fígado do animal mor- to ou doente e, quando possível, no próprio alimen- to suspeito de estar contaminado3.

É necessário o aporte de cálcio via endovenosa para garantir a sobrevivência do animal. Em alguns casos o animal poderá apresentar mais um quadro de hipocalcemia nos dias seguintes para isso pode ser feito uma aplicação subcutânea para manter a absorção do cálcio por um período prolongado.

Depois de se alimentar, os bovinos se deitam e toda comida é remastigada. Isso serve para controlar as condições físico-químicas do rúmen. Por isso, animais como vacas, camelos e ovelhas ficam constantemente salivando.

Botulismo é uma intoxicação de bovinos e outras espécies animais, resultante principalmente da ingestão de toxina previamente formada pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum.

Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta ...

A BOTULINOGEN® é uma vacina bivalente e específica para proteger com segurança contra o botulismo, disponibilizada em apresentações de 20 doses e de 50 doses. O Clostridium botulinum pode permanecer no solo e em matéria orgânica por longos períodos, sem causar doença.

Nos casos de botulismo alimentar, o diagnóstico laboratorial é baseado na análise de amostras clínicas e de amostras bromatológicas. Os exames visam evidenciar a presença de toxina botulínica em material procedente dos casos e em alimentos suspeitos.

Salsichas e outros embutidos caseiros ou de proveniência duvidosa também devem ser evitados. "A prevenção é baseada em boas práticas de fabricação, particularmente preservação e higiene, e o botulismo pode ser evitado pela desativação de esporos bacterianos em produtos esterilizados", diz a OMS.

Não tome o leite direto da vaca! Ele pode transmitir diversas doenças, inclusive a tuberculose. Isso acontece porque, ao se contaminar com a doença, o animal acaba passando-a para o seu leite. Consumi-lo pode, portanto, resultar nessa grave infecção pulmonar.