Como curar bicheira em bezerro?

Perguntado por: narruda5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como tratar a bicheira? O controle efetivo das pragas causadas pela mosca pode ser feito com aplicações tópicas produzidas à base de substâncias como piretróides e organofosforados, encontrados à disposição no mercado como larvicidas ou mata-bicheiras.

Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.

Tanidil

- Tanidil® é especialmente indicado para o tratamento e prevenção das miíases (bicheiras) em bovinos, equinos, suínos e ovinos, causadas pelas larvas da mosca Cochliomyia hominivorax.

A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.

Tratamento de miíase (bicheiras): uso tópico, aplicar 1ml de Creolina sobre cada lesão, em uma única aplicação: Como Germicida: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% de Creolina em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

No caso de bicheira em cachorro, o Capstar é o melhor medicamento para eliminar os parasitas.

Lepecid BR spray deve ser utilizado no tratamento e prevenção de larvas de bicheiras nas castrações, descornas, cura de umbigo dos recém-nascidos, tosquias e feridas cirúrgicas ou traumáticas em geral.

Além disso, IVOMEC-F Injetável para Bovinos é indicado para prevenir o desenvolvimento de bicheiras do umbigo de bezerros recém-nascidos e das feridas de castração de bezerros, e auxilia o controle de piolhos mastigadores e sarna corióptica.

Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

A cura de umbigo de bezerros é feita imergindo o coto umbilical até a sua base em uma substância antisséptica e desidratante. A substância mais utilizada para a realização desse manejo é a tintura de iodo.

Caso o animal já esteja com berne é necessário limpar o local onde a larva está instalada no animal e passar pomadas ou pastas bernicidas para matá-los. Os bernicidas sistêmicos são mais eficientes e podem ser injetados ou usados sobre o couro dos animais ou ainda ministrados via oral.

Aplicar o produto Mata Bicheira Biovet de modo a atingir a lesão ou a bicheira e a área ao redor, mantendo o tubo aerosol a uma distância de 10 a 20 cm da região a tratar. Carência: Leite: 10 horas após a última aplicação. Abate: 3 dias após a última aplicação do produto.

O Spray Prata para Cachorro é um inseticida, repelente e larvicida para controle e prevenção de bicheiras (miíases) a base de Fenitrothion Clorexidina, com grande poder Antisséptico e Cicatrizante, muito indicado para aplicação em feridas, recuperação pós-operatória, caudotecmia (corte do rabo), amputação, marcação e ...

O veterinário precisar remover as larvas, fazer os curativos e indicar antibióticos para a cura total da infecção. O animal pode precisar retornar várias vezes ao veterinário para retiradas das lavras, pois nem sempre é possível removê-las em apenas uma consulta.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação. Às vezes, o berne é absorvido pelo organismo e a ferida fecha, mas é mais raro. O maior problema dessa infecção é o desconforto causado pela presença do berne no animal.

Basta dar 1 comprimido que logo você vai ver as larvas caindo e no dia seguinte já não tem mais nenhuma larva viva. Quando você começar a ver as larvas caindo, coloque o seu cachorro num lugar confortável para ele, pegue uma pinça, retire as larvas mortas e limpe bem o local (buraco que a bicheira fez).

O farmacêutico Leandro Medeiros, coordenador do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), explica que a creolina é um produto tóxico que não deve ser ministrado nem mesmo a animais e que só serve como produto para desinfecção de instalações rurais.