Como curar amarelão em recém nascido em casa?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O tratamento, normalmente, é recomendado a partir do valor de bilirrubina: quando ela fica maior que 18 mg/dL depois do terceiro dia, ou acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. O tratamento mais usado é a fototerapia, com o objetivo de diminuir os níveis de bilirrubina no sangue.

Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento específico para a icterícia em bebês. Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada.

Qual chá é bom para icterícia
O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).

Caso estejam vestidos de body, podem ficar até 20 minutos que são suficientes para a saúde das crianças. O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

Ao retirar o dedo, verifique a cor que ficou na região. Se o local continuar amarelo, pode ser sinal de icterícia neonatal. Lembre-se de que esse teste deve ser feito em ambiente bem iluminado para ser mais bem observado.

Bebês com icterícia do leite materno precisam de tratamento? Não, se estiverem clinicamente bem e se a dosagem de bilirrubina for de valor abaixo do que indica tratamento. Para alguns bebês, com níveis de bilirrubina muito aumentados, pode ser recomendado o tratamento com fototerapia (banho de luz).

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

O que é bom para icterícia? A fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado para recém-nascidos. Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Como fazer? Para dois litros de água, coloque 10 colheres de sopa de picão. Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão. Deixe descansar tampado, por alguns minutos e dê banho de balde (ofurô) no bebê com o chá.

Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não é indicado fazer o banho de sol em recém nascido que tenha icterícia. O sol foi a fonte original para a ideia de fototerapia, mas são necessárias muitas horas de exposição ao sol para que se consiga ter uma efetiva redução de icterícia.

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Quando está deficitária, pode causar problemas de saúde. Nas crianças, a falta de vitamina D pode resultar em raquitismo, doença que se caracteriza pelo defeito de mineralização das cartilagens.

O tratamento de icterícia neonatal na maternidade pode variar do caso do bebê, então se ele necessitar de fototerapia, poderá ficar mais um ou dois dias no hospital para ajudar o organismo a eliminar a o amarelão. Porém se o caso for mais suave, banhos de sol durante a manhã e ou a tarde podem ser suficientes.

Nos recém-nascidos com icterícia, os seguintes sintomas são motivos de preocupação: Icterícia que surge no primeiro dia de vida. Icterícia em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida. Letargia, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Esse fenômeno acontece devido à imaturidade do fígado do neonato para metabolizar a bilirrubina, um composto formado a partir da destruição dos glóbulos vermelhos velhos ou defeituosos do organismo.

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.