Como curar a hiperplasia gengival?

Perguntado por: lcrespo3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Tratamento e cuidados para a hiperplasia gengival

  1. Limpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia, usando fio dental, um produto de limpeza ou uma escova interdentais.
  2. Escovar seus dentes duas vezes ao dia delicadamente, usando uma escova de cerdas macias.
  3. Fazer bochechos com um enxaguante ou anti-séptico bucal.

A hiperplasia gengival pode ser resolvida melhorando os hábitos de higiene bucal. Em casos mais graves, é necessário tratamento cirúrgico.

Em ambos os casos é recomendado que se faça lavagem oral diária com o uso de antissépticos, além da adoção de dietas moles a pastosas. Pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, segundo avaliação do Médico Veterinário.

Hiperplasia gengival por placa bacteriana
O diagnóstico é feito pelo exame da cavidade bucal, onde em alguns casos a placa bacteriana é visível, ou pode ser feita através da aplicação de evidenciadores de placa.

Enxágue a boca com água salgada. O sal ajuda a reduzir o inchaço das gengivas e também alivia a dor. Experimente remédios anti-inflamatórios. Medicamentos de venda livre, como o ibuprofeno, podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.

A aplicação de toxina botulínica é usada para diminuir a força da musculatura próxima à boca. Dessa forma, o paciente não consegue erguer muito o lábio superior ao sorrir, o que diminui a quantidade de gengiva exposta. O método é bem simples, rápido e efetivo.

Antes disso, você precisa entender que o valor pode variar bastante, conforme a experiência do dentista e complexidade do caso. Porém, de modo geral, o custo de uma cirurgia plástica na gengiva está entre R$800 e R$3 mil reais.

Apesar de não ser comum a alteração, algumas pessoas podem apresentar um aumento da gengiva sobre os dentes devido a alguns fatores. Muitas vezes, a alteração é quase imperceptível, mas em outras, chega a chamar bastante atenção e modifica a aparência do sorriso.

Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem:

  • Fenitoína.
  • Ciclosporina.
  • Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.

Está sofrendo com a retração gengival? É hora de consultar um especialista no tema, como um periodontista, para ter uma avaliação do seu quadro. O tratamento ideal vai depender do tamanho da retração e da gravidade do problema.

A resposta para “por que a gengiva cresce?” é, basicamente, por causa do acúmulo de células na região. Entretanto, isso pode acontecer por diferentes causas, como: Inflamação, causada pelo acúmulo de placa bacteriana que se forma pela má higiene bucal, o que é comum em quem usa aparelho.

Ad-Muc Pomada oral é um antiinflamatório e antibacteriano que ajuda a cicatrizar feridas nas partes internas da boca, nos casos de gengivite, estomatite e outras inflamações.

A retratação pode ser tratada por meio de plásticas gengivais, fazendo enxertos no local onde falta tecido. Além disso, pode ser utilizada uma lente ou faceta para proteger a raiz do dente, evitando contato com o meio externo. Em alguns casos, uma proteção com aplicação de resina pode ajudar.

A hiperplasia gengival é definida como o aumento não inflamatório da gengiva, que pode ser produzido por alguns fatores, que induzem a inflamação local e a replicação celular no tecido. As pseudobolsas formadas escondem debris, a placa bacteriana, e podem predispor ao desenvolvimento de doença periodontal.