Como cumprimentar uma pessoa formalmente?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

A maneira correta de cumprimentar é com um aperto de mão, com a mão firme, nem muito mole e nem muito forte. A mão firme é o ideal, demonstrando credibilidade. Uma pessoa com a mão firme demonstra segurança sobre o que está fazendo, assim, além de ser um ato de educação, passa confiança também.

Cumprimentos formais:
Estes cumprimentos são usados em situações ou espaço que exigem um comportamento um pouco mais sério e formal. Também quando é necessário tratar com respeito a pessoa que estamos cumprimentando ou quando estamos lidando com uma pessoas que não é muito próxima.

Lista de cumprimentos informais em Português
[one_half]Oi! Olá! Opa! E aí, beleza?

1 – Nunca se esqueça da saudação
Iniciar uma conversa com um “Olá, como está?” ou “Bom dia, espero que se encontre bem” – dirigindo-se à pessoa pelo seu nome – cria empatia e proximidade com o destinatário.

Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:

  1. Seja formal, mas simples. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

A forma correta de escrita da palavra é cumprimentar, com u na primeira sílaba. A palavra comprimentar, com o, está errada. O verbo cumprimentar se refere ao ato de apresentar cumprimentos e saudações, bem como ao ato de elogiar e felicitar.

E se você faz uma saudação a alguém, está o cumprimentando, o que faz da oração da letra “c” estar equivocada! Logo, “cumprimentar” existe, mas “comprimentar” não!

Saudações a Amigos

  1. E a ti, Amor, da emoção. nascido, ...
  2. AGRADECIMENTO E FELICITAÇÕES AOS AMIGOS. Saúdo aos estimados amigos com votos de felicidades!... ...
  3. BOM DIA MEUS AMIGOS QUERIDOS! ...
  4. BOM DIA MEUS BONS AMIGOS!!! ...
  5. BOM DIA MEUS QUERIDOS AMIGOS!!! ...
  6. A VERDADEIRA AMIZADE. ...
  7. Cumprimente a seus amigos com alegria. ...
  8. QUADRAS DESATADAS.

AS SAUDAÇÕES FORMAIS GERALMENTE SÃO USADAS AO CUMPRIMENTARMOS PESSOAS MAIS VELHAS, NOSSOS PAIS, PROFESSORES, AUTORIDADES E EM ENTREVISTAS DE EMPREGO. JÁ AS SAUDAÇÕES INFORMAIS SÃO MAIS USADAS ENTRE OS JOVENS, COM OS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, IRMÃOS E PARENTES PRÓXIMOS.

O cumprimento informal é usado na família, entre amigos, conhecidos e frequentemente entre colegas de trabalho. Os amigos, conhecidos e familiares são chamados apenas pelo primeiro nome. As crianças geralmente chamam os pais de Mama e Papa, e os avós de Oma e Opa.

Ao verificarmos as formas de cumprimento, então, o repertório tem vastidão: "Alô, meu povo!, Salve, Salve!, E aí, galera!, Grande galera!, Como vai você?, Olá!, Oi!, Diga!

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

Características da linguagem formal:
Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.

1 a minha pessoa, eu próprio, eu mesmo. Exemplo: Eu já pensei muito sobre esse assunto.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio.
  2. Priorize informações.
  3. Domine a sua linguagem corporal.
  4. Saiba usar bem a sua voz.
  5. Conheça o seu público.
  6. Tenha claro o seu objetivo.
  7. Pratique!

No Brasil, os cumprimentos são, geralmente, afetuosos. Muitas vezes, os cumprimentos dos brasileiros chamam a atenção do estrangeiro. Quando duas pessoas são apresentadas, elas sempre se cumprimentam com um aperto de mão. Quando são mais amigas, elas substituem o aperto de mão pelo abraço ou o beijinho na face.

A regra de etiqueta social indica que não é de bom tom, por exemplo, chegar a um local e não cumprimentar os outros, já que quem chega aos locais é quem deve cumprimentar os demais, e não o contrário.

1. Dirigir ou fazer cumprimentos a. 2. Fazer elogios a.

“Bom dia / tarde / noite” “Olá” / “Oi” / “Ei” “Como vai você?” / “Tudo bem?” / “Como vão as coisas?” “Saudações”

O aperto de mão tem quase 5 mil anos de história como um gesto de confiança. Ele significa a suspensão do perigo e um símbolo de compromisso e paz. É por isso que é feito com a mão direita, pois era o lado que empunhávamos armas.