Como cumprimentar um padre na rua?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»

Bispos e Arcebispos Reverendíssimo Senhor Reverendíssimo Senhor D. ... Bispo de ... Vossa Excelência Reverendíssima V.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus.

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega.

Nós temos o costume de dizer “Deus te abençoe”, ou seja, pedimos que o próprio Deus abençoe alguém ou alguma coisa que queremos bem. Em algumas famílias é comum os pais, tios e padrinhos abençoarem seus filhos, sobrinhos e afilhados. Nas igrejas é muito comum pedir “Sua bênção, padre”.

A prática é simples e na opinião do casal convidado deve ser feita sempre que uma pessoa sair ou chegar a algum lugar em que pessoas de sua estima esteja. Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral.

Antes do Concílio Vaticano II, era costume na maioria dos países que tanto os padres quanto os leigos beijassem o anel de um bispo ao cumprimentá-lo, como sinal de respeito e obediência. Mas os tempos mudam, e o gesto também pode ser visto como um favorecimento do clericalismo e do poder temporal.

O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado. Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

Nosso Senhor = N.S. padre = P., P. e, Pe. pároco = Pár.º, paro. pastor = Pr.

Como se dirigir a uma Freira: em uma apresentação formal, uma Freira deve ser apresentada como "Irmã (Nome) da (nome da comunidade)". Ao se dirigir diretamente a ela, diga "Irmã (Nome e Sobrenome) ou irmã - ou, por escrito, como "Reverendíssima Irmã (Nome e Sobrenome), (iniciais da comunidade dela)".

pároco | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

As saudações cristãs, nas quais oferecemos palavras e sentimentos aos irmãos, são diferentes das saudações litúrgicas – aquelas que fazem parte dos ritos da Igreja Católica, como “Corações ao alto!”, dita na Missa pelo Padre que a preside e significa que nossos corações devem se elevar ao Pai.

SAUDAÇÃO DE PAZ

  1. Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a mostrar teu amor a todos antes de fazermos ualquer coisa. Em nome de Jesus. Amém.
  2. Pensamento para o dia: Quando eu discordar de alguém, primeiro o alcançarei em amor cristão.
  3. Oremos por alguém de quem discordamos.

O pedido era sempre o mesmo: “A benção!” Ou um apressado “bença”. O que variava era a resposta, indo de um simples “Deus te abençoe”, passando por “Deus te guarde”e até um “Deus te dê juízo”.

Na Bíblia a bênção é dada e a herança é transmitida com a mão direita. Os justos estarão à direita de Deus, e os condenados, à esquerda.