Como cumprimentar o cliente?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Fale bom dia, boa tarde, boa noite – sempre que possível, comece cumprimentando. Apresente-se com o nome da empresa, o seu nome e cargo. Pergunte o nome do interlocutor – essa é uma maneira de personalizar a comunicação. Faça perguntas inteligentes e que incentivem o cliente a dar informações.

Diante disso, para conquistar o consumidor, ouça o que ele tem a dizer, ofereça ajuda, responda às perguntas de forma clara e sincera e faça perguntas pertinentes. Falar o óbvio também não ajuda. Por isso, tente expor o diferencial e a novidade ao cliente.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Checklist para realizar um primeiro contato com o cliente

  1. Prepare-se!
  2. Elabore um discurso de cair o queixo.
  3. Mostre empatia e gere rapport.
  4. Faça perguntas abertas.
  5. Preocupe-se mais com a qualidade do que com as metas.
  6. Encerre (bem e na hora certa) a conversa.

"[nome do cliente], Percebi que você está interessado (a) e gostaria de fechar, mas sinto que existe algo te prendendo. Por isso gostaria de saber, como posso te ajudar? Aguardo sua resposta para prosseguir com a proposta de vendas final.

Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

5 Frases prontas para atender a clientes irritados

  • Entendo e peço desculpas pelo ocorrido. Vou fazer o melhor para resolver isso o quanto antes. ...
  • Sinto muito mesmo que isso tenha acontecido. ...
  • Peço desculpas a você, sei como deve estar se sentido. ...
  • Realmente, é uma situação muito desagradável. ...
  • Peço perdão por isso.

Como iniciar uma conversa com seu cliente

  1. Não vá direto aos negócios. ...
  2. Mostre interesse na conversa. ...
  3. Cuidado com a curiosidade. ...
  4. Faça sua apresentação pessoal. ...
  5. Cuidado com o ambiente. ...
  6. Tome a iniciativa. ...
  7. Mostre que você já pensou sobre o negócio.

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Ao verificarmos as formas de cumprimento, então, o repertório tem vastidão: "Alô, meu povo!, Salve, Salve!, E aí, galera!, Grande galera!, Como vai você?, Olá!, Oi!, Diga!

Mensagem de saudação simples, com informações da empresa
Olá! Boas-vindas à [nome da empresa]. Digite sua dúvida abaixo e logo será atendido por um de nossos consultores. Boas-vindas à [nome da empresa]!

Boas-vindas! É com alegria que te recebemos com muito carinho no dia de hoje! Seja muito bem-vindo! Desejo que a sua jornada até aqui tenha sido pacífica e que os próximos dias sejam de muita alegria!

  1. Não assuste seu possível cliente. O primeiro cuidado que você deve tomar é evitar uma postura intimidadora ou invasiva. ...
  2. Vista-se para agradar seu consumidor. ...
  3. Pesquise hábitos e horários. ...
  4. Respeite o espaço do seu cliente. ...
  5. Deixe-o perguntar e saiba quando não insistir. ...
  6. Venda seu produto com convicção e deixe a porta aberta.

4 técnicas de fechamento de vendas que realmente funcionam!

  1. Identificação dos sinais de compra. Antes de aplicar uma ação de fechamento, é preciso saber se esse é o momento certo. ...
  2. Oferta adicional. ...
  3. Oferta de alternativa de compra. ...
  4. Técnicas rápidas e avançadas de fechamento de vendas.

Os 7 gatilhos mentais mais importantes e como eles podem ser adotados

  1. Escassez. Geralmente, as pessoas dão mais atenção para aquilo que é escasso. ...
  2. Urgência. ...
  3. Antecipação. ...
  4. Histórias. ...
  5. Prova social. ...
  6. Novidade. ...
  7. Reciprocidade.

As 7 etapas do processo de vendas: quando usar (e quando não usar)

  • Prospecção.
  • Preparação.
  • Abordagem.
  • Apresentação.
  • Lidando com as objeções.
  • Fechamento.
  • Acompanhamento.

7 ideias incríveis para atrair novos clientes

  1. Invista em um atendimento de excelência. ...
  2. Treine os seus colaboradores. ...
  3. Desenvolva parcerias. ...
  4. Participe de eventos. ...
  5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio. ...
  6. Conecte a sua empresa a um marketplace. ...
  7. Invista em estratégias de inbound marketing.