Como cumprimentar em documentos oficiais?

Perguntado por: egil4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Doutor(a) Dr./Dra.
...
Finais de carta mais usados na correspondência:

  1. Sinceramente.
  2. Atenciosamente.
  3. Cordialmente.
  4. Saudações.
  5. Cordiais Saudações.
  6. Antecipamos agradecimentos. Cordialmente.
  7. Agradecemos a atenção. Atenciosamente.
  8. Por mais esta gentileza, agradecemos. Atenciosamente.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

Use "Olá" e chame a pessoa pelo nome, no caso de um cumprimento breve. Se não conhece bem a pessoa ou se ela trabalha para você, use o título e o sobrenome ela. Já no caso de alguém próximo, tudo bem usar o primeiro nome e usar "Oi".

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Existem dois tipos de saudação – formal e informal (casual). As saudações mais comumente usadas em e-mails são “Caro” e “Olá/Olá”, seguidos do título ou nome do destinatário.

Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal. As expressões podem ser utilizadas ao final de comunicações como cartas, e-mails ou em comunicações oficiais.

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente. Alguns fechos como os que se seguem: Apreciaremos sua pronta respota.

Há diversas maneiras de começar conquistando a atenção da plateia. É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

Ao adentrar na sala de audiências o advogado cumprimenta o juiz, referindo-o como Excelência ou Dr. Também cumprimenta os servidores ali presentes, a parte adversa e seu advogado, tudo de maneira cordial.

A regra de etiqueta social indica que não é de bom tom, por exemplo, chegar a um local e não cumprimentar os outros, já que quem chega aos locais é quem deve cumprimentar os demais, e não o contrário.

O cumprimento formal é usado para falar com adultos desconhecidos, em situações de negócios, repartições públicas ou estabelecimentos comerciais (lojas, supermercados, etc.). Se você não tiver certeza se o tratamento deve ser formal ou informal, escolha sempre o cumprimento formal.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

substantivo feminino Ação ou efeito de saudar. Cumprimento demonstrado através de gesto(s) e/ou palavra(s). Manifestação de cortesia; demonstração de cuidado ou respeito; mostra de admiração: o Papa fez uma saudação aos fiéis. Etimologia (origem da palavra saudação).

Você pode dizer, por exemplo: Olá, bom dia. Oi, tudo bem? “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.

O Serviço de Registro é o que compreende o popular Cartório do 1º Ofício, ou Tabelionato Salum, que é responsável pelos atos de registros, sejam eles quais forem, desde nascimento, emancipação, casamento, óbito, criação de associações, registro de contratos de compra e venda ou locação, entre outros.