Como cultivar marcela em vaso?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Se quiser plantar, utilize o pó escuro que fica no fundo do vidro, que são as sementes da macela. Para cultivar, a planta precisa de luz. Basta preparar a terra, espalhar as sementes e compactar levemente o solo. A macela tem uso popular consagrado.

É importante ressaltar que, como qualquer outro produto natural, o chá de Marcela também possui contraindicações. Gestantes ou que estejam amamentando devem evitar seu consumo, assim como pessoas que tenham alergia à planta ou que façam uso de medicamentos anticoagulantes.

Diz a tradição que a macela, ou marcela, como é comumente conhecida, deve ser colhida antes dos primeiros raios de sol tocarem a planta. Os fiéis acreditam que o orvalho que cai sobre os arbustos na Sexta-feira que antecede a Páscoa faz com que a planta seja abençoada, podendo causar até curas milagrosas.

Se quiser plantar, utilize o pó escuro que fica no fundo do vidro, que são as sementes da macela. Para cultivar, a planta precisa de luz. Basta preparar a terra, espalhar as sementes e compactar levemente o solo. A macela tem uso popular consagrado.

Nome popular: MACELA Nome Científico: Egletis viscosa Less. Existem três tipos de macela no Brasil. A macela do sul, a macela do sertão e a macela das serras. Todas elas servem para o estômago.

O chá de macela-do-nordeste também entra na lista de chás para gordura no fígado. Essa planta é muito usada popularmente para tratar problemas digestivos, como a azia. E esse uso não é descabido.

"A marcela (ou macela), por exemplo, pode ajudar contra cólicas, é digestivo, antidiarreico, diurético e diminui a pressão arterial.

Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência.

A macela é amplamente utilizada na medicina popular para fortalecer a imunidade e prevenir gripes e resfriados. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater infecções, inflamação e inchaço.

Como consumir a macela
A macela é mais consumida na forma de chá, mas há outras formas de se beneficiar de suas ricas propriedades. Por exemplo, é possível fazer uso das pétalas de suas flores, pois a ação calmante reside especialmente nessa porção da planta.

Esse chá de camomila com canela é ótimo para controlar a diabetes, no entanto, a canela não deve ser consumida na gravidez e por isso em caso de diabetes gestacional, deve-se tomar apenas o chá de camomila, sem canela, e esta planta medicinal sozinha também ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue.

Nome popular de uma planta, o mesmo que marcela.

Como fazer o Chá de Macela: Coloque 1 colhere de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Características botânicas: Erva anual, prostrada, 10-30 cm de altura, aromática. Caule e ramos com pelos glanduloso-viscosos. Folhas simples, alternas, curto-pecioladas; lâmina 3-7 cm comprimento, partida, verde-cinérea. Inflorescências em capítulos globosos, 5-7 mm de diâmetro.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Também chamada de macelinha, marcela, macela-de-travesseiro ou carrapichinho-de-agulha, ela cresce espontaneamente em campos e áreas de vegetação mais aberta, chegando a ser considerada invasora em pastagens degradadas, lavouras abandonadas e terrenos baldios.

As duas expressões estão corretas. O nome mais usado em todo o Brasil é macela, mas o termo empregado regionalmente no Rio Grande do Sul também aparece nos dicionários como sinônimo da primeira expressão.

A macela-do-campo (Achyrocline satureioides), também conhecida por marcela ou macelinha, é uma planta perene de porte arbustivo e muito popular na região Sul do Brasil como enchimento de travesseiros aromáticos. Pertence à família Asteraceae.