Como cultivar macieira no quintal?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Escolha um local para sua árvore.

  1. Luz solar: as macieiras precisam de sol total, ou seja, devem obter seis ou mais horas de luz solar direta todos os dias. ...
  2. Solo: as macieiras não gostam de raízes encharcadas, por isso precisam ser plantadas em solo que retenha umidade, mas tenha boa drenagem.

As macieiras precisam de um solo rico em nutrientes e húmus, profundo e permeável. Estas árvores não suportam ficar encharcadas, mas precisam de um fornecimento regular de água. As macieiras estão em flor entre abril e maio. Estas árvores de fruto suportam bem as geadas e são portanto resistentes a baixas temperaturas.

A macieira da frutos entre o 5 ano até o 30 ano com novas técnicas e o refinamento que está sendo feito nas sementes da macieira. elas agora podem ter uma vida útil e dar frutos mais cedo e por mais tempo.

A macieira deve ser plantada em terras altas e de clima temperado, porém há variedades que suportam o clima frio ou até mesmo climas mais quentes. Acomoda-se em muitos solos, mas prefere os sílico-argilosos e argilo-silicosos, profundos, suficientemente providos de humo, férteis, com subsolo permeável.

De julho a setembro é o período mais adequado para iniciar o cultivo. >>> VARIEDADES As principais no país são a gala e a fuji ou seus clones coloridos. O brasileiro gosta de maçã de tamanho entre 6,5 e 8,5 centímetros de diâmetro, com sabor doce ou baixa acidez, firme, suculenta e com casca vermelha.

Para produzir no calor, macieira precisa ser 'estressada'
Na região do semiárido nordestino, no entanto, é raro que as temperaturas mínimas fiquem abaixo de 12ºC. Com o clima quente, as macieiras crescem mais do que no Sul ou na Europa, mas, normalmente, não produzem frutos.

Na fase adulta a macieira precisa preferencialmente adubos de fosforo e cálcio (este último é aplicação foliar).

A Maçã Eva possui excelente adaptação aos climas quentes do país. A planta é muito resistente a pragas e doenças e vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Por seu belo formato e seus lindos frutos pode ser usada também na decoração de jardins e para outros fins ornamentais.

Regue a árvore jovem regularmente, por exemplo, uma vez por semana. Ajuste a frequência da rega de acordo com as condições do solo, estação e clima. A maioria das árvores estabelecidas não precisa de água extra quando há chuvas adequadas. Se o solo estiver particularmente seco, é necessária mais água.

As macieiras precisam de 6 horas de sol direto diário pelo que devemos ter atenção ao local onde a vamos colocar. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado e o local deve estar protegido do vento.

Espere antes de podar uma árvore jovem.
Pode o mínimo possível nos primeiros anos para não atrasar o surgimento das frutas. Remova os galhos mortos ou doentes. As macieiras querem acumular bastante crescimento antes de darem frutos, pois essa é a forma de reprodução delas; por isso, deixe a sua crescer até dar frutos.

A poda pode ser realizada em duas épocas, no inverno e no verão. A poda de inverno ou poda em seco é recomendada para frutíferas que perdem as folhas, chamadas de caducifólias, deve ser realizada desde o início do inverno até o fim da estação, período em que coincide com a dormência da macieira.

Geralmente, o início da florada das macieiras nas regiões produtoras do Sul ocorre em setembro, mês da chegada da primavera.

Pode viver entre 80 e 100 anos.

Infelizmente, quando se trata de colher maçãs, temos apenas uma janela de tempo de 8 a 12 dias na maioria dos casos. Por outro lado, ao colher cítricos temos uma janela de 2 meses e deixar as frutas cítricas na árvore não resulta na deterioração da qualidade do produto.

A maioria das variedades comerciais de maça prosperam no clima frio e úmido, onde um inverno frio é seguido por uma primavera e verão frescos. A luz do sol abundante é necessária, uma vez que ela afeta significativamente a cor da fruta.

600 horas

A maçã brasileira necessita de, no mínimo, 600 horas de frio abaixo de 7,2ºC por ano.