Como cultivar Lírio de São José?

Perguntado por: aramos6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Colocar no vaso esterco bem curtido cobrindo as pedras e depois a camada de substrato. Não deixar as raízes em contato com o esterco. Recobrir as raízes com mais substratos até a altura máxima de 2 cm da coroa. A adubação deve ser aplicada duas vezes por ano.

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato – a terra do vaso – secar completamente, molhando sempre que necessário. Mas, atenção: os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão.

As flores em forma de cone e com 4 a 5 pétalas DOBRADAS são da cor LARANJADA FORTE.

Quanto tempo dura uma flor de Lírio? Se você cuidar do lírio com dedicação, as flores podem durar o mês inteiro.

O lírio que a imagem do santo segura numa das mãos representa a pureza do seu coração, sua castidade e também nos recorda da vitória da vida sobre a morte. Em São José temos o exemplo de um homem honesto, de coração puro, que confiava exclusivamente em Deus.

O lírio da paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. 3 a 4 regas por semana serão o bastante. E nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente e borrife água nas flores do lírio da paz.

Qual o adubo ideal? Para manter os lírios bonitos e saudáveis, é importante usar o adubo correto. O ideal é usar um adubo orgânico, que pode ser encontrado em qualquer jardinagem, e fertilizar a planta a cada 15 dias.

Você pode replantar seu lírio em um vaso ou canteiro um pouquinho maior, colocando terra adubada e um pouco de composto orgânico. Ele produzirá novas folhas com certeza, mas flores a gente vai ter de torcer pra aparecerem.

Seguindo os cuidados básicos, o lírio pode florescer até duas vezes por ano. Porém, é preciso deixar o bulbo em dormência por um período. “Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros três meses.

Como fazer o lírio durar mais
Dica super importante para lírios: corte sempre as pequenas hastes do centro da folha, onde fica o pólen. Além de ser alérgico para muitas pessoas, é tóxico para animais e pode manchar sua roupa. De quebra, remover essa anteninhas faz com que as flores durem muito mais.

Essa flor, assim como a túnica branca, representa a castidade e a pureza de José, homem honesto que confiava, obedecia e era fiel à vontade de Deus.

O Hemerocallis, também conhecido como Lírio-de-São-José ou Hemerocale, é uma espécie monocotiledônea, perene (uma vez plantada pode ser mantida no jardim por longos períodos) e herbácea da família Hemerocalidaceae. Essa espécie é adaptada a diferentes tipos de solo e clima.

Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.

O desenvolvimento é muito rápido e a floração costuma acontecer entre a primavera e o verão, período em que as regas devem ser suspensas, sob o risco de atrair fungos para a planta. Ao término do processo, corte as folhas e repita o ciclo, desenterrando o bulbo e guardando-o fora da terra durante a dormência.

É que o florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo da planta é o moderadamente úmido, com temperaturas entre 20 e 27 graus.

De modo geral, a espécie é ligada ao romantismo, pureza, inocência e amor puro. A flor lírio é repleta de magia, religiosidade e miticismo por ter uma forte relação com a fé e a devoção em diferentes religiões e ser considerada sagrada.

A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa, azul ou branca. O roxo representa a penitência, mas também (e mais aplicado a São José) a fé, a paciência e a confiança. O azul simboliza o céu, onde São José já está e, de lá, intercede por nós e é o grande patrono da Igreja.