Como cujo número atômico é 18 está classificado na Tabela Periódica como?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

II) Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. III) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na tabela periódica como gás nobre.

Os elementos do Grupo 18 têm sido denominados “gases inertes” e “gases raros”. Ambas as denominações são inadequadas. A descoberta dos fluoretos de Xenônio(1962) mostrou que o Xe não é inerte. Além disso, o Argônio constitui 0,9% em volume da atmosfera terrestre.

Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

O argônio é um elemento químico com símbolo Ar, número atômico 18, massa atômica 40 e pertencente ao grupo 18 (VIIIA) da tabela periódica.

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.

Os gases nobres apresentam as seguintes características:

  1. Baixos pontos de fusão e ebulição;
  2. Elevada energia de ionização;
  3. Baixa reatividade;
  4. Difundem-se facilmente por meio do vidro e da borracha.

A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio.

As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.

O grupo dos gases nobres é formado por: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb). Em 2006 foi descoberto um novo elemento que faz parte dessa família, o Ununócio (Uuo), cujo número atômico é 118.

Os gases nobres são todos os elementos que apresentam oito elétrons na sua camada de valência e, por isso, estão situados na última coluna da tabela periódica, pertencendo à família VIIIA ou 18, ou grupo zero. Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem.

Calcogênios são os elementos do grupo 16 da Tabela Periódica. Esse grupo também é conhecido como família do oxigênio. Os elementos químicos calcogênios são o oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio e livermório. Todos os calcogênios têm seis elétrons de valência e configuração eletrônica ns2np4.

Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim. Até chegarmos a esse modelo, ela sofreu diversas transformações e contribuições de vários cientistas.

O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.

A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.

Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.

Também chamadas de grupos, as famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais presentes na tabela e reúnem elementos com propriedades químicas similares.