Como cuidar dos cabelos com química?

Perguntado por: lcustodio . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Cabelo com química: 7 cuidados que você precisa ter

  1. Use shampoo e condicionador específicos após a mudança. ...
  2. Evite usar aparelhos elétricos. ...
  3. Faça hidratação frequentemente. ...
  4. Tenha cuidado com o sol. ...
  5. Evite ao máximo ir à piscina. ...
  6. Dê um tempo para fazer outras químicas. ...
  7. Potencialize seus cremes.

Hidratar o cabelo uma vez por semana com sua máscara concentrada preferida e fazer umectação noturna com a ajuda de óleos vegetais precisam fazer parte do seu dia a dia. Se você notar que seus fios estão bem ressecados, pode até mesmo investir em uma reconstrução com queratina líquida e máscara concentrada.

O comprimento necessário do cabelo para o exame toxicológico detectar as drogas consumidas nos últimos três meses é de, no mínimo, três centímetros (3cm). Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).

Qual shampoo evitar depois da progressiva? A recomendação é evitar produtos de limpeza profunda ou com ação anti resíduos. Em geral, esse tipo de shampoo dispõe de sulfato, o que danifica os fios e também abre as cutículas capilares. Portanto, tudo o que pode remover o procedimento químico precocemente.

Para te ajudar nessa missão, nós montamos essa sugestão de cronograma capilar pós-progressiva:

  • 1ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução.
  • 2ª semana: Nutrição, hidratação e nutrição.
  • 3ª semana: Hidratação, nutrição e reconstrução.
  • 4ª semana: Hidratação, nutrição e hidratação.

óleo de jojoba

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.

O Shampoo Pantene Liso Extremo é o produto ideal para que deseja uma melhora progressiva na saúde do cabelo. Seu exclusivo complexo de Pró-Vitaminas ajuda a proteger as cutículas dos cabelos, a reparar danos causador por químicas e a reduzir formação de pontas duplas.

Dicas para a progressiva durar mais tempo no cabelo

  1. Não use shampoos antirresíduos. Eles abrem a cutícula dos fios para limpar profundamente, e por isso, eles eliminam o efeito da progressiva aos poucos.
  2. Evite lavar o cabelo todos os dias. ...
  3. Hidrate bastante o seu cabelo. ...
  4. Crie um cronograma capilar. ...
  5. Finalize com secador.

"Para cabelos com química, o ideal é que se façam três hidratações semanais e uma cauterização ou reconstrução uma vez por mês", explica a dermatologista Sábata Reis. Monte seu cronograma capilar incluindo hidratações rápidas e também as reconstruções.

Passo a passo de como usar o creme para cabelo com química
Passo 2: Retire o excesso de água com uma toalha e aplique o produto do comprimento às pontas, enluvando cada mecha de cima para baixo; Passo 3: Deixe a máscara agir por 3 a 5 minutos se os fios estiverem pouco danificados.

vitaminas B7

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

Se você hidrata seu fio, mas não vê o resultado, o cabelo continua ressecado e sem vida; na maioria das vezes pode significar que ele não tem força para manter os nutrientes nele. Isso é resultado da porosidade capilar, ou seja, seu cabelo está com porosidade alta, o que resulta em cutículas extremamente abertas.

Deixar a máscara de hidratação no cabelo por mais tempo do que o indicado na embalagem pode causar o mesmo efeito que aplicar o produto em excesso nos fios: ressecamento e falta de brilho.

Invista em cremes com ingredientes que combatem os fios ressecados do seu tipo de cabelo

  • Óleo de coco.
  • Óleo de linhaça.
  • Óleo de argan.
  • Óleo de rícino.
  • Manteiga de karité
  • Babosa.
  • Goji berry.

Fios frágeis, sem brilho, ásperos, quebradiços e com a cor desbotando rapidamente são sinais de alerta e que podem indicar que o seu cabelo está perto de sofrer um corte químico.

Já as madeixas que estão enfraquecidas (sem força), pode ser avaliada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte e pode aguentar uma química. Se ele fica ondulado após o teste de elasticidade, é sinal de que está super fraco.

R: O melhor produto para hidratar o cabelo após uma progressiva é um leave-in com silicone, pois ele forma uma película protetora nos fios, evitando a perda da hidratação. Outra opção são os condicionadores ricos em nutrientes, que repõem os nutrientes perdidos pelo tratamento químico.

Evite o uso de shampoo agressivo aos fios
O uso de shampoo antirresíduo deve ser evitado ao máximo por quem fez progressiva, assim como os shampoos que possuem sulfatos. Isso porque eles retiram a progressiva dos fios com mais facilidade, além de também mandarem embora a proteção do couro cabeludo.

A nutrição é feita com o objetivo de repor vitaminas e minerais que estejam faltando nos fios, sendo recomendada que seja feita antes de realizar a hidratação para garantir os seus resultados.

Mas você sabia que é possível juntar dois tratamentos em um ou mesmo fazê-los no mesmo dia? Muitas mulheres que amam tratar dos fios em casa, em algum momento podem ter essa dúvida. A gente responde: sim, é muito possível e dá super certo!

Conheça a ordem certa dos produtos na hora de lavar os cabelos

  1. Pré-lavagem: criação de barreira protetora. ...
  2. Shampoo: purificação dos fios. ...
  3. Máscara de tratamento: momento de reparação. ...
  4. Condicionador: fechamento das cutículas. ...
  5. Leave-in: preparar os fios para a secagem.