Como cuidar do orégano no vaso?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O orégano é uma planta que não precisa ser irrigada constantemente após o período de germinação. O ideal é que o solo esteja sempre levemente úmido. Para saber quando é hora regar, basta tocar a terra. Se ela estiver seca, molhe a planta com moderação.

A melhor época para colher o orégano é pouco antes da floração, pois a energia e os óleos da planta estão concentrados na folhagem. Espere até que os caules cresçam até 10-12,5 cm de altura e corte – usando uma tesoura afiada – logo acima de um conjunto de folhas.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Ainda na fase de preparação, é importante misturar um fertilizante ao solo. Assim você vai notar a diferença: um orégano viçoso, com aroma bem acentuado. E o orégano responde bem ao adubo orgânico, de preferência o esterco de curral bem curtido. Sendo assim, o ideal é misturar 5 kg de esterco por metro quadrado.

O uso deervas aromáticas, como o manjericão e o orégano, é muito comum na culinária italiana. Por isso, o orégano é peça-chave em molhos! Molho bolonhesa, molho branco, molho pesto, entre outros, pedem o uso do orégano. Na culinária mediterrânea, essa planta é usada notempero para peixes.

Já para o corpo energético e o emocional, o aroma do orégano estimula o sentimento de felicidade e provoca uma sensação de paz. Ao sentir essas emoções e, em resposta, propagar boas energias ao seu redor, o seu corpo energético fica mais forte e protegido contra influências externas.

Para pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano, também não é indicado seu consumo (em forma de chá ou não), afinal, pode causar irritação na pele, vômito ou diarreia.

O orégano é uma planta perene, tem entre 25-40 cm de altura, folhas opostas, ovais, verde-escuras, pecioladas, inteiras ou serrilhadas, com aproximadamente 35 mm de comprimento, ou seja maior que a da manjerona e com extremidades pontiagudas.

Alecrim, manjericão, orégano, pimenta e tomilho também podem ser cultivados juntos. Já a hortelã deve ser cultivada sozinha.

Sua flor é branca. O orégano ou orégão é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. Suas folhas, frescas ou secas, são utilizadas na culinária pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero.

quatro horas

O mais adequado é cultivar a planta entre 20° a 25°. No entanto, a erva também resiste bem ao frio, desde que receba um pouco de luz solar. O ideal é manter o vaso sob o sol por cerca de quatro horas por dia.

O orégano fresco deve ter aparência saudável, folhas verdes, sem manchas marrons. Lave e retire as folhas do talo antes de usar. Você pode usar as folhas inteiras ou picá-las.

Chá de orégano
Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

A dica de Luiz é simples:

  1. Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente.
  2. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza.
  3. Pronto! Planta limpa!

O Orégano Siciliano, reconhecido como o melhor do mundo, é um excelente aliado na cozinha na preparação de pratos apetitosos. É particularmente utilizado para a preparação do clássico molho de tomate, em pizzas, grelhados, queijos, saladas de tomate e conservas.

Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

O local para plantio (vaso, jardineira, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural. Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão.