Como cuidar do coração na menopausa?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Outras formas de cuidar da saúde do coração durante a menopausa

  1. praticar atividades físicas;
  2. ter uma alimentação mais natural;
  3. evitar alimentos gordurosos, açucarados e muito salgados;
  4. manter-se no peso ideal;
  5. dormir bem;
  6. não fumar;
  7. controlar o estresse.

O que observar na menopausa para proteger o coração?

  1. Batimentos cardíacos acelerados. As mudanças hormonais podem levar a um aumento no ritmo dos batimentos cardíacos. ...
  2. Aumento do colesterol. ...
  3. Aparecimento de diabetes. ...
  4. Aumento pressão arterial.

Acredita-se que isso aconteça devido à diminuição do estrogênio, um hormônio protetor", explica a cardiologista. Os estrogênios são um grupo de hormônios que desempenham um papel fundamental na saúde reprodutiva feminina, incluindo as fases da puberdade, da menstruação, da gravidez e da menopausa.

Além disso, é importante evitar alimentos muito processados, como os embutidos, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O consumo de álcool e cafeína também deve ser moderado, já que podem piorar os sintomas da menopausa, como a insônia e a ansiedade.

Vícios como o tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica ou uma dieta desequilibrada podem prejudicar ainda mais o seu organismo. Os compostos presentes no cigarro, por exemplo, podem desregular a sua produção de estrogênio, podendo resultar em uma menopausa precoce.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  • Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  • Praticar exercícios físicos ou esportes.
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  • Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  • Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

O medicamento Losartana é um anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs), devido a sua ação capaz de reduzir a pressão arterial, impedindo a constrição das artérias, possibilitando a circulação do sangue no corpo humano.

Durante esse período, pode haver um aumento no número de batidas por minuto. Muitas mulheres relatam palpitações, batimentos acelerados e descompassados e que são, em alguns casos, acompanhados de tontura e vertigem.

Sintomas do infarto
Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo); Ocorrência de suor, falta de ar, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento; Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.

  1. Evitar fumar;
  2. Controle a taxa de gordura e açúcar no sangue;
  3. Atividade física regulamente;
  4. Manter o peso em uma faixa ideal;
  5. Manter uma alimentação equilibrada e saudável;
  6. Evitar álcool em excesso.

“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

Dieta na menopausa: faça boas escolhas

  • • Fitoestrogênios.
  • • Cálcio. Disponível no leite desnatado, iogurte natural, queijo branco ou baixo em gordura, amêndoas, manjericão, agrião, brócolis. ...
  • • Vitamina C. Facilmente encontrada em frutas como kiwi, morango, laranja, mamão, melão e tangerina. ...
  • • Vitamina D.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

Alguns suplementos como vitamina E, Vitamina D e Cálcio podem ajudar a prevenir o risco de doenças que podem surgir durante a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo. Além disso, o ômega 3 e os fitostrogênios também podem ajudar a aliviar os sintomas característicos desse ... Atualizado em agosto 2022.

Uma dose diária de AAS é frequentemente utilizada como prevenção de eventos cardiovasculares como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes de risco.