Como cuidar do coentro do mato?

Perguntado por: amata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Cultivada a pleno sol ou a meia sombra. Rústica, não é exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto e drenável. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.

A primavera e o outono são as melhores épocas para plantar Coentro, uma vez que o calor do verão vai acelerar o processo e as suas plantas vão gerar semente muito rapidamente. O terra deve ser bem drenada e úmida para um melhor crescimento da planta.

Apresenta folhas com espinhos, estreitas e longas, podendo chegar a 60 cm de comprimento. É considerada uma planta rústica de cultivo, requerendo poucos cuidados. É considerada uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC).

Mas, afinal de contas, coentro gosta de sol ou sombra? Os verdinhos gostam bastante de calor. Por isso, o ideal é que o vaso fique em um local bem iluminado do seu apartamento, de preferência na janela ou na sacada. Certifique-se de que as plantas receberão luz solar por, no mínimo, quatro horas diárias.

Caso o clima fique muito quente, o coentro se fechará — ou seja, florescerá prematuramente, dando origem a sementes.

Muitas sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação, demorando para germinar. Uma dica é deixá-las de molho em água de 1 a 3 dias, isso pode ajudar no processo. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar essa taxa.

O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.

A colheita do coentro pode ser feita em 50 a 70 dias após a plantação.

A aplicação de nitrogênio nos primeiros 20 dias após a semeadura garante um rápido crescimento vegetativo. Já o fósforo, é um dos nutrientes que o coentro mais responde.

Para a adubação orgânica, adicione 2 litros de esterco puro de galinha bem curtido. Com 30 gramas de 20-00-20, faça a adubação de cobertura entre 20 e 25 dias após a germinação. Ainda depois de dez a 20 dias do semeio, são recomendadas duas coberturas com 10 gramas de sulfato de amônio.

Deixe de molho na água fria por 15 a 30 que eles já ganham a vida novamente e depois é só usá-los em suas receitas.

Confira alguns dos motivos para dar uma chance para o coentro nas suas receitas:

  • Ótimo para digestão. ...
  • Previne doenças. ...
  • Mantém a pele bonita e saudável. ...
  • Auxilia a saúde do coração. ...
  • Contribui para prevenir anemia. ...
  • Combate infecções intestinais. ...
  • Ajuda a dormir melhor.

As principais pragas que ocorrem na cultura do coentro são os pulgões, Trips e ácaros. Quanto às doenças, antracnose (Colletotrichum gloesporioides), comum no Centro-Sul do Brasil e a queima-das-folhas (Alternaria sp.), muito freqüente no Nordeste do Brasil.

Neste vídeo você vai conhecer 3 dessas plantas; os coentros mais conhecidos e utilizados: o coentro comum ou coentro-português; o coentro-do-maranhão, também conhecido como coentrão ou chicória-do-pará e o coentro-selvagem ou coentro-de-metro.

no cultivo de hortaliças como coentro alface ou até mesmo a cor Procure meus amigos também evitar. molhar as suas hortaliças no período noturno porque.

Para prolongar a vida do coentro, o truque é repetir as podas de colheita com frequência - assim a planta demora mais a desenvolver suas sementes, também muito apreciadas na culinária.

Outra sugestão para prolongar a vida útil do coentro é recorrer à tática de congelamento. Para isso, lave o tempero normalmente, seque as suas folhas e remova todo o caule. Depois, é só colocá-lo em um saco hermético bem vedado e levar ao freezer.

Uso na Culinária. É uma hortaliça consumida como erva condimentar, com sabor e cheiro semelhantes ao do coentro. Suas folhas são usadas em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios.

A queima de alternária é a principal doença do coentro na estação chuvosa e quente do ano. É causada pelo fungo Alternaria dauci, que também é capaz de provocar queima de folha em cenoura e salsinha.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.