Como cuidar de uma planta brilhantina?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Cultivada a meia sombra, porém se desenvolve a pleno sol. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem fofo e drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante outono-inverno, deixar o solo secar entre as regas.

A Brilhantina Tabu proporciona brilho e vitalidade aos fios. Excelente para pentear e modelar.

Pode ser feita refoga, crua nas saladas, recheando tortas, junto aos cozidos ou em omeletes. É uma planta rica em ácido oxálico (caso também do espinafre e do brócolis) e por isto não deve ser comida aos montes. O seu sabor ácido é muito agradável.

Propriedades medicinais da brilhantina:
O extrato bruto apresentou atividade antibacteriana contra micro-organismos patógenos, principalmente contra os que podem causar intoxicação alimentar. Foram confirmados compostos antioxidantes que eliminam radicais livres.

A Brilhantina Tabu proporciona brilho e vitalidade aos fios. Excelente para pentear e modelar. Elaborada com parafina sólida, vaselina, essências e óleo mineral, sela as cutículas capilares e inibe a carga estática dos fios de cabelo.

América do Sul

Originária da América do Sul e da América Central, a planta brilhantina pode atingir até 30 cm de altura e suas mudas, em torno de 20 cm.

A folha puxa toda a sujeira, é coisa muito boa (Sofía); a gente usa no combate a infecções de machucaduras, feridas, principalmente, para puxar a infecção (Luiz).

Suas folhas são ricas em vitaminas e minerais, além de terem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante. Por isso, ela é utilizada para tratar diversas doenças, como artrite, asma, dores de cabeça, entre outras. Além disso, ela também é conhecida por suas propriedades emagrecedoras.

A brilhantina era uma febre nos anos 50, 60 e 70. Um cosmético com composição de parafina, óleo vegetal e vaselina. A sua finalidade era modelar os fios, dar muito brilho e aparência de cabelos saudáveis e lustrosos.

Brilhantina proporciona brilho e vitalidade aos fios.

Em 1900, o perfumista Edouard Pinaudintroduziu um novo produto à sua linha de cosméticos capilares, chamado Brillantine, a brilhantina.

Pode ser usado como pomada modeladora, finalizador ou reparador de pontas.

Por ser uma flor de clima temperado, a não-me-esqueça precisa de um solo úmido para poder absorver todos os nutrientes. O importante é evitar que o solo fique encharcado e apodreça as raízes.

Cyperus rotundus, este é o nome científico da tiririca, planta invasora de jardim e plantação, conhecida por resistir a altas temperaturas, chuvas e até encharcamento. A princípio, a tiririca pode parecer um capim inofensivo, que você pode arrancar com as próprias mãos.

Sua utilização se deu em larga escala até os anos 70, tendo o seu auge na década de 50, servindo de nome para o musical "Grease", que literalmente significa brilhantina em inglês, marcando definitivamente o visual da época. Seu uso foi substituído por outros produtos, como gel fixador e mousse para cabelos.

A planta, popularmente chamada no Brasil de cajueiro-japonês; banana-do-japão; caju-do-japão, gomari; uva-japonesa e outros nomes, possui um componente chamado dihidromiricetina, que bloqueia a ação do álcool sobre o cérebro. Além disso, reduz o consumo voluntário da bebida alcoólica.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.