Como cuidar de uma mirra?

Perguntado por: epereira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

SOLO: o solo para cultivo da mirra deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica; CLIMA: a mirra é uma espécie de clima quente, mas que é tolerante às baixas temperaturas; ILUMINAÇÃO: a mirra pode ser cultivada em pleno sol ou sob a meia sombra; REGA: na fase de plantio, as regas devem ser regulares.

Como usar a mirra
Assim, quando em forma de tintura, a mirra pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo, enquanto que o óleo essencial pode ser usado para fazer inalação ou ser acrescentado em cremes hidratantes, por exemplo.

Pode ser plantada tanto em vaso, apenas o porte fica menor, quanto em jardins, onde atinge entre 1 a 2 metros.

O solo deve ser profundo e arenoso, visto que a árvore não tolera invernos chuvosos, tão pouco solos encharcados. A rega das mudas de mirra pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana durante os dias quentes e secos e 1 ou 2 vezes quando o tempo estiver úmido.

O incenso de mirra é conhecido por suas propriedades de purificação e proteção contra energias negativas. Por causa dessas características, o incenso de mirra é muito utilizado em rituais, ambientes de meditação e celebrações religiosas.

A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore da família Burseraceae, nativa da África e Península Arábica, também encontrada na Índia e Tailândia. Cresce até 5 metros de altura e apresenta espinhos e folhas caducas. Popularmente é chamada de incenso, mirra verdadeira e mirra arábica.

As inflorescências surgem no inverno, em densas espigas terminais, com flores pequenas, geralmente brancas, mas que podem adquirir tons de rosa ou lilás.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

É essa planta que representa a compreensão plena e a alma pura do mundo, essenciais para a proteção e para a purificação de cada indivíduo. Outras qualidades que a mirra apresenta são: a harmonia, a fraternidade, a positividade, o autoconhecimento e a tranquilidade.

Os estudiosos do assunto afirmam que cada um dos presentes entregues pelos magos a Jesus possuía um significado: Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus.

É de cor amarelo-pálido a âmbar. Tem uma viscosidade espessa. É extraído por destilação por arraste de vapor da goma resinosa seca.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas.

proteção e para a purificação de cada indivíduo. mirra pode assumir. Ela representa a compreensão plena e a alma pura. por consequência induz à purificação e a proteção.

COMO UTILIZAR A MIRRA
Acenda um carvão e coloque algumas pedras de resina encima da brasa. O incenso vai queimar produzindo o aroma e as propriedades de cura. Também pode ser queimado em conjunto com ervas secas.