Como cuidar de um pé de roseira?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos
  1. Mantenha a iluminação e a temperatura ideal. ...
  2. Adube corretamente as rosas. ...
  3. Proteja as roseiras das pragas. ...
  4. Realize a poda periodicamente. ...
  5. Para cuidar de uma rosa, faça podas anuais e podas de manutenção. ...
  6. Faça a rega sem acúmulo de água. ...
  7. Borrife as pétalas com água.

A primeira dica é que, entre o plantio das mudas até a primeira floração, as rosas sejam regadas todos os dias. Após esse período, é preciso regá-las duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana quando o tempo estiver muito quente. A terra deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

Nos climas mais frios, plante perto de uma parede para que a planta fique protegida do vento. O solo deve ter uma ótima drenagem para não apodrecer as suas raízes. Procure plantar as roseiras longe de árvores e arbustos porque esses tipos de plantas tiram os nutrientes, a umidade e a luz da roseira.

O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Mesmo com cuidados, é comum o surgimento de pragas e doenças em roseiras, que precisam de controle imediato

  • Praga: ácaro. Insetos tão diminutos que quase não se pode notá-los, os ácaros colonizam as extremidades das plantas. ...
  • Praga: afídeo. ...
  • Doença: ferrugem. ...
  • Doença: mancha negra. ...
  • Doença: oídio.

Pode molhar, mas nunca deixar água acumulada. No verão, o ideal é regar uma vez por semana e, no inverno, a cada 15 dias”. O que ela precisa em abundância, na verdade, é exposição ao sol.

Conservante natural. Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso, pois prolonga a vida das rosas, segundo a Flores Online. Faça isso sempre que trocar a água.

Depois do plantio da roseira, você vai precisar fazer adubações. Para isso, use adubo granulado NPK, formulação 4-14-8. Ele é composto por 4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

Passo a passo

  1. Prepare o galho para o plantio. Caso o galho esteja florido, corte a flor com a tesoura. ...
  2. Deixe o galho por uns dias em um recipiente com água. Se quiser, adicione também algum adubo na água, como NPK 10-10-10;
  3. Transfira o galho para o local onde deseja plantar, pode ser um canteiro no jardim ou um vaso.

Regue as rosas logo pela manhã.
É geralmente melhor evitar aguar suas rosas durante o calor do dia. Tente adquirir o hábito de aguá-las logo cedo pela manhã antes do sol ficar muito quente. Isso permite que a folhagem seque quando o ar mais fresco da noite a atingir.

Rosas arbustivas: Com tamanho semelhante ao das bravas, chegam a ultrapassar 2 metros de altura e podem ter floração o ano todo. Aqui estão incluídos os tipos modernos, as roseiras antigas e as inglesas. Nos jardins, desenvolvem-se isoladamente ou em pequenos grupos.

Escolha o vaso do tamanho ideal
O mais indicado é aquele com 30 ou 60 L. Além disso, lembre-se de verificar se o vaso tem orifícios para drenagem. Caso não tenha, faça alguns furinhos, essenciais para a água sair, evitando o apodrecimento das raízes.

Ciclo da flor
Cada ciclo de flor dura entre seis e oito semanas entre o momento em que a rosa é cortada ou termina de florescer até a próxima flor. O tempo depende da variedade e muitos tipos completam esse ciclo mais rápido. Geadas podem atrasar o início do ciclo, enquanto altas temperaturas podem acelerar.

Quando podar? As roseiras devem ser podadas quando se encontram no período de dormência, com execpção das roseiras que apenas florescem uma única vez no Verão. Por essa razão, a melhor altura para podar roseiras situação entre Janeiro a Fevereiro, tendo em conta a possibilidade de ocorrência de geadas.

Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

O bicarbonato de sódio tem ação antifúngica e protege seus vegetais de uma enorme quantidade de pragas. Aliás, ele também atua como bactericida e afasta a maior parte dos insetos de seu jardim. Basta misturar 500 ml de água, 1 colher de leite e meia colher de bicarbonato de sódio.

Nunca deixe a área podada/cortada fique reta, pois se água de chuva ou de rega acumular ali aumenta as chances de doenças e fungos contaminarem sua roseira.

A insuficiência de clorofila é outra causa potencial de folhas amareladas. Essa insuficiência pode ser causada pelos altos níveis de pH no solo, baixo teor de ferro ou pouco oxigênio devido ao excesso de água. Se o solo de sua roseira estiver muito úmido ou muito seco, a irrigação é o problema.

Cuidados com a Rosa Sempre-florida
Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos 6-7 horas diárias de luz direta. Recomenda-se um local arejado, para evitar o surgimento de fungos nas folhas e flores, especialmente em regiões chuvosas.