Como cuidar de um pé de espinafre?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Opte por um cantinho que receba sombra parcial durante o dia ou até mesmo luz solar direta. Porém, em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais que recebam sombra durante as horas mais quentes do dia, assim a hortaliça cresce de forma saudável.

Profundidade de semeadura: sobre a terra, levemente enterrada (no máximo 0,5 cm). Tempo para colheita: o ano todo. Partes da planta utilizadas: folhas, de qualquer tamanho, baby salad ou planta adulta. Como Cultivar: mantenha a terra sempre úmida para incentivar a germinação das sementes.

O espaçamento entre plantas deverá ser de aproximadamente 40 centímetros. 1. A hortaliça é fácil de plantar, pois não exige muito espaço. Uma opção para locais com pequena área disponível é o uso de caixas com altura de 20 a 25 centímetros.

Repolho, brócolis e espinafre
Quando plantadas juntas, no mesmo solo, apresentam pleno desenvolvimento e qualidade diferenciada de produtos. Como essas verduras pertencem à mesma categoria, se fortalecem juntas e compartilham propriedades semelhantes.

De quatro em quatro anos, deve ser incorporado no solo cerca de 150 gramas de calcário. Quanto ao adubo, ele deve ser incorporado anualmente no solo. Nesse caso, são utilizados cinco quilos de esterco curtido, por metro quadrado, junto a 150 gramas de NPK (4-14-8) por metro quadrado.

Rico em ferro, o espinafre ajuda a prevenir doenças, como a anemia, por exemplo. Mas não para por aí, as vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes nesse alimento ainda atuam como protetores cardiovasculares.

O espinafre possui folhas triangulares, de cor verde-escuro. Ele deve estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento. Não compre se as folhas estiverem com a cor verde-amarelada, ou se as folhas e talos estiverem com pontos escuros.

Quais são os tipos de espinafre? Considerada uma das verduras mais ricas em nutrientes e benefícios para a saúde, existem dois tipos de espinafre: o espinafre comum (Spinacia Oleracea), de folhas pequenas e arredondadas, e o espinafre-da-holanda (Tetragonia Tetragonoides), de folhas grandes e espessas.

A irrigação deve ser feita sempre que o substrato estiver seco, no início das manhãs ou nos finais de tarde. A germinação acontece, em média, entre 7 e 21 dias.

Além disso, a rúcula tem talo mais grosso, do qual sai apenas uma folha, que é arredondada. Sabor: o sabor da rúcula é bem menos picante do que o do agrião. Aparência: o espinafre possui talo bem grosso e as folhas têm formato triangular, são grandes e contam com textura aveludada.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

Couve, espinafre e salsão amarelados ainda podem fazer parte de saladas e sucos verdes. Porém, ao exibir uma aparência frágil e encharcada em suas folhas significa que devem ser descartados.

Para hortaliças como couve, almeirão, salsinha, espinafre, cebolinha e plantas medicinais, como boldo e melissa, a Lua Nova é a fase ideal, pois a força que a lua começa a exercer sobre a terra faz com que a seiva das plantas se movimente com mais facilidade do caule em direção aos ramos.

Como plantar alho em vaso
Coloque um dente de alho em cada buraco; Cubra totalmente o buraco com mais substrato; Posicione o vaso em uma área com abundância de luz solar direta; Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).

Use talos de espinafre para fazer omeletes, panquecas, risotos e bolinhos de arroz. Para deixar as receitas mais coloridas e nutritivas, outra dica interessante é aproveitar os talos de espinafre. Esse alimento também é rico em substâncias fundamentais, como vitamina A, ferro, magnésio e potássio.

O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas.

O espinafre é um alimento versátil que pode ser aproveitado por completo. Não há problema em comer o talo cru e essa parte do vegetal também pode ser utilizada em caldos, refogados e sucos.

Suco de espinafre: para que serve essa versão de suco verde
A hortaliça é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco, responsáveis por promover saúde para o coração, músculos e tecidos da pele.