Como cuidar de um paciente com GTT?

Perguntado por: dbarros7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.

O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral.

porque a ingestão de alimentos é via enteral, a água. filtrada deve ser oferecida no intervalo das refeições, por meio da sonda, usando o frasco descartável.

O curativo da pele da gastrostomia (sob o botom ou sonda) deve ser feito no mínimo 3 vezes ao dia, usando soro fisiológico para a limpeza local e cobrindo com gaze seca. Se a pele estiver vermelha e irritada pode ser necessário algum medicamento, devendo ser orientado pelo seu pediatra.

Antes da alimentação, verifique a sonda de gastrostomia para certificar-se de que ela não esteja entupida nem deslocada para fora do estômago. Você pode fazer isso aspirando 5 a 10 ml de ar para uma seringa.

Como faço quando a sonda de gastrostomia está vazando? você deve procurar um médico primeiro. Pode ser que a sonda não esteja puxada suficiente ou o balão estourou, ou mesmo a sonda entupiu. precisa reavaliar.

Aspiração. Antes de administrar qualquer substância via sonda, é necessário aspirar o líquido que está dentro do estômago. Dobre a ponta da sonda e aperte, evitando a entrada de ar no tubo e, então, retire a tampa. Encaixe a seringa, desdobre o tubo e puxe o êmbolo, aspirando o conteúdo gástrico.

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quando o tubo está encostado à parede do estômago e corretamente no lugar, voçê pode marcar com caneta de tinta permanente o local onde o tubo sai do estômago. Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca.

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

A ingesta de liquido oral deve ser avaliada pela fonoaudiologia, onde ela vai ver se ele ira poder fazer ingesta oral. Em alguns casos é permitido a dieta oral associada a gastrostomia.

É necessário acompanhamento com gastrocirurgião.

Oferecer objetos para manusear; fotos, revistas, álbuns para distrair, estimular outra atividade e desviar a atenção de uma ação que pode trazer consequências como puxar a GTT. A vigilância deve ser continuada.

Cuidados após alimentar pela sonda
Depois de alimentar a pessoa com sonda nasogástrica é importante mantê-la sentada ou com as costas levantadas por, pelo menos, 30 minutos, para permitir uma digestão mais fácil e evitar o risco de vômito.

Os pacientes em uso de Terapia Nutricional Enteral (TNE) apresentam algumas implicações como ansiedade, depressão, falta de estímulo ao paladar, monotonia alimentar, insociabilidade e inatividade. Além disso, o desconforto da presença da sonda enteral, sede e boca seca levam à falta de estímulo ao paladar.

"O nosso corpo inicialmente produz o suco gástrico, produzido no estômago, que posterior forma o suco entérico para a digestão dos alimentos. Quando passamos uma sonda, em uma pessoa sem obstrução intestinal, que entra pelo nariz e vai para o estômago é normal sair suco gástrico pela sonda.

A sonda gtt soltou com sangue isso é normal sangrar? Pode acontecer. O trauma secundário ao deslizar da sonda no orifício da gastrostomia pode causar sangramento,geralmente em pequena quantidade e que para espontaneamente. O cuidado deve ser para não sair a sonda.

Continuar lendo Como lidar com GTT?