Como cuidar de um lírio da paz?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A planta precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado, pois pode causar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da planta. O ideal é regar quatro vezes por semana no verão e de duas a três vezes por semana no inverno. Para um lírio-da-paz pote 15, regue com mais ou menos 300 ml de água.

O lírio da paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. 3 a 4 regas por semana serão o bastante. E nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente e borrife água nas flores do lírio da paz.

Quando ocorre a falta d' água, principalmente em ambientes internos, a flor fica totalmente murcha. Uma rega de emergência faz com que ele volte rapidamente”, justifica Letícia.

O lírio-da-paz é uma planta de sombra. Deixa a planta longe da luz direta do sol, mas em ambiente com pouca, média ou bastante luminosidade.

Quanto tempo dura uma flor de Lírio? Se você cuidar do lírio com dedicação, as flores podem durar o mês inteiro. Vá realizando a poda necessária, com regas frequentes e uma iluminação constante.

É que o florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo da planta é o moderadamente úmido, com temperaturas entre 20 e 27 graus.

Porque o lírio-da-paz fica com as pontas queimadas? Os lírios da paz não gostam de luz solar direta. Você pode manter a planta na sombra, longe da luz solar direta. Se você tem um lírio da paz com folhas queimadas, isto é, com as folhas amarelas, isso indica que estão sendo queimadas pelo sol.

Ficou um tempo fora e encontrou seu lírio-da-paz murcho, todo borocoxô? Nada que uma rega de emergência não resolva: coloque o vaso num recipiente maior, encha com água até quase a boca do vaso e, deixe a planta umas duas horinhas ali que ela se recupera de um jeito quase mágico.

5- Lírio da paz O lírio da paz adora umidade e calor, podendo ser colocado até mesmo próximo do chuveiro. As regas dessa planta para banheiro devem ser feitas frequentemente, com cuidado para não encharcar a terra. Em dias secos, o recomendado é borrifar água em suas folhas. Indica-se adubar uma vez a cada seis meses.

Deve-se usar água o suficiente para manter o solo úmido, somente. Se a planta tiver excesso de água, alguns problemas podem acontecer. Um deles é o comprometimento das raízes da planta, o que influencia em seu crescimento e florescimento. Em muitos casos, é comum que as raízes apodreçam e o lírio da paz morra.

O lírio da paz adora umidade e calor, podendo ser colocado até mesmo próximo do chuveiro.

Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.

#1 Lírio da paz
As flores brancas elegantes, bem como as folhas verde-escuro deixam seu quarto elegante. Eles são excelentes para limpar o ar, promovendo a quebra e a neutralização dos gases nocivos que estão flutuando pelo seu quarto, particularmente o benzeno, o formaldeído e o monóxido de carbono.

Lírio-da-paz vive em média de três a cinco anos.

A flor deve ser colocada em um cômodo quente, próxima a uma janela, mas nunca diretamente debaixo dela. Assim, ela receberá bastante luz solar indireta. O ideal é escolher uma janela virada para o norte ou o oeste, que não recebe luz direta o dia inteiro.

Nas épocas mais quentes do ano, como o verão, o ideal é regar o lírio de três a quatro vezes por semana. Já no, quando o clima fica mais fresco, o indicado é regá-lo de duas a três vezes por semana. Uma dica importante é: antes de fazer a rega da sua planta, medir a umidade do substrato com o dedo.

6- A mistura ideal de adubo para o Lírio-da-paz é húmus de minhoca, pó de casca de coco e areia. É aconselhável usar uma colher de chá de adubo a cada 30 dias. Uma boa opção é a torta de mamona. 7- A poda pode ser feita retirando-se as folhas secas.

Seguindo os cuidados básicos, o lírio pode florescer até duas vezes por ano. Porém, é preciso deixar o bulbo em dormência por um período. “Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros três meses.

Manter o arranjo bonito é fácil, basta ficar atento às regas. Para isso, nenhuma ferramenta é mais eficiente que o "dedômetro": coloque a ponta do dedo em contato com o substrato. Se saiu sujo, o arranjo pode ficar mais um dia sem rega; ponta do dedo limpa, hora da água.

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato – a terra do vaso – secar completamente, molhando sempre que necessário. Mas, atenção: os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão.