Como cuidar de um filhote de rolinha que caiu do ninho?

Perguntado por: egalvao9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.

Os filhotes têm taxas de crescimento rápido e podem voar a partir de 11 dias após a eclosão dos ovos. O motivo é a necessidade que os adultos têm em produzir uma nova ninhada rapidamente. Esta espécie tem potencial para produzir várias ninhadas por ano.

Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.

Separar um cantinho agradável longe do frio, é uma forma eficaz de como aquecer o filhote de passarinho. Atente-se para as características do clima e à variação de sensibilidade de espécie para espécie, em todo caso, verifique as condições ideais com o veterinário.

Sim, os pássaros podem comer arroz!
O fato de o tolerarem não garante que seja uma base alimentar adequada em todos os casos, visto que muitas espécies não devem estar habituadas a consumir este cereal.

Não dê pão ou leite ao filhote.
Muitas pessoas cometem o erro de dar leite ou pão aos filhotes de pássaro. Diferente dos mamíferos, o leite não é uma parte natural da dieta dos pássaros e eles são intolerantes a ele.

Mamão, maçã e banana são as frutas prediletas das aves. Mas as sementes também podem ser uma ótima escolha.

O arroz pode ser servido cru ou cozido. Mas é orientado dar preferência ao alimento cru por costume da ave, uma vez que essa versão está presente em rações e sementes. Quando o arroz for cozido, é necessário preparar o grão apenas com água. Sal, temperos industrializados, alho, óleo e cebola são proibidos para o pet.

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida.

6 dicas para cuidar de filhotes de cachorro

  1. Prepare a casa para receber um filhote. ...
  2. Introduza-o aos outros animais da casa. ...
  3. Respeite as orientações do médico veterinário. ...
  4. Gaste as energias do seu bichinho. ...
  5. Tenha paciência para acidentes. ...
  6. Aproveite ao máximo seu filhote de cachorro.

- Aqueça-o: caso ele pareça frio ao toque, aqueça-o e coloque numa caixa. Em uma das extremidades da caixa, coloque uma bolsa térmica ou uma garrafa pequena com água quente/morna envolta em um pano. Não coloque a caixa inteira sobre a almofada.

Em geral, os filhotes piam no ninho quando estão com fome e aprendem reconhecer os pais, logo nos primeiros dias. Já quando acontece a outra situação citada no início do artigo, que é de um resgate de um passarinho, o processo é diferente.

Semelhantes a pombos, as rolinhas são aves que se alimentam de gramíneas, bem como de grãos que encontram pelo chão e, de acordo com a espécie, também de frutos e sementes. As rolinhas se agrupam em bandos ou formam casais. Porém, existem espécies que preferem viver sozinhas.

Assim que o filhote for resgatado por você, é imprescindível mantê-lo aquecido, em local arejado, sem correntes de ar e que não bata sol. Deixe água disponível em um recipiente próximo ao animal e não tente alimentá-lo à força para não correr o risco de sufocá-lo.

Também fazem seus ninhos nas árvores, que chegam à altura de aproximadamente 9 metros, construídos em pequenas plataformas de galhos. E mais, também tem ninhos feitos em forma de tigelas de ramos e gravetos, de cipós e galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno.

Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde da ave, a banana deve ser apenas um complemento na comida para passarinho. A base alimentar do seu pequeno amigo deve continuar sendo a ração própria para canários, que é facilmente encontrada em lojas especializadas como a Petz.