Como cuidar de um cachorro no cio?

Perguntado por: lzaganelli7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

Sinestar é indicado para evitar ou anular o cio na cadela ou gata; falsa gestação em cadelas; hipersexualidade do macho; adenoma de glândulas perianais; hipertrofia prostática do cão; tumores estrógeno dependentes na cadela; dermatite miliar felina; granuloma eosinofílico em gatos.

A cadela no cio costuma apresentar algumas manifestações características como: cólica, aumento do volume da vulva, vermelhidão e escurecimento da região genital, secreção vaginal, agressividade, inquietação e carência. A receptividade ao macho vai depender da fase do cio.

15 dias

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Existem florais que podem ser administrados durante a fase do cio para acalmar as fêmeas. Vale consultar um veterinário para identificar quais são e qual a posologia adequada para a sua gata. Catnip, a famosa graminha ou erva do gato, também pode ajudar nesse momento.

Remédio para acalmar gata no cio?

  1. Dê bastante carinho e atenção. ...
  2. Dedique mais horas do dia à sua gatinha. ...
  3. Mantenha portas e janelas fechadas. ...
  4. Usar um difusor de feromônios também pode aliviar o estresse.
  5. Catnip e florais são outras alternativas para lidar com a ansiedade desse período.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

É recomendável deixar a cadela dentro de casa e não no quintal, além de evitar passear com a cadela no cio em locais com muitos cães de rua neste período.

De forma geral, o primeiro cio costuma surgir: Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses. Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses. Cadela gigante: entre 16 e 24 meses.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação.

Vick VapoRub ou outro spray de mentol são ótimas opções, pois podem disfarçar o cheiro da cadela durante o cio. Passe o spray várias vezes por dia para manter o cachorro calmo quando estiver na mesma casa ou local da fêmea.

Ainda que as cadelas não tenham cólica durante o cio, isso não significa que elas não sintam desconfortos. Segundo Nayma, as cachorras podem apresentar dor ou sensibilidade abdominal, mudanças de comportamento e tremores pelo corpo.

Normalmente, o cio acaba com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Humor da cadela
Ela pode exigir muita atenção, ou ela pode se tornar agressiva e preferir ser deixada em paz! Além disso, ela também pode estar menos concentrada do que o normal durante atividades específicas, portanto, não se surpreenda se não responder às vezes à sua chamada.