Como cuidar de um cachorro cego de um olho?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O cachorro cego de um olho ou dois ainda reconhece bem estímulos auditivos. Use isso para atrair a atenção dele. O barulho da coleira também é indicativo que vocês vão passear. Além disso, converse bastante com o cachorro, sempre em tom amigável, e faça bastante carinho para que ele sinta a sua presença.

A veterinária ainda esclarece que o cachorro tende a ficar mais quietinho e mais lento nos seus movimentos habituais quando está ficando cego. Além disso, é possível notar que a íris dos olhos também fica mais opaca.

A cegueira em cães pode ser repentina ou gradativa, reversível ou permanente. Tudo vai depender da causa do problema, já que, na maioria das vezes, a cegueira é apenas um dos sintomas de alguma outra doença.

Os olhos do seu cachorro estão mudando de cor? Leve-o ao médico-veterinário rapidamente. Manchas azuladas ou esbranquiçadas indicam problemas nos olhos, que podem ser sinal de catarata e conforme a evolução da doença o animal vai perdendo a visão.

O Colírio UCB é indicado para tratar os principais problemas oculares em cães e gatos. Sua fórmula clássica contém substâncias que auxiliam na cura de afecções nos olhos de caráter agudo ou crônico. Tem ação antisséptica, bactericida e adstringente.

Na maioria dos casos ela surge nos animais que têm entre 6 a 9 anos de idade. Se o olho do animal de estimação está ficando esbranquiçado, pode ser um sinal de catarata. Neste caso, é possível evitar danos e recuperar a visão do animal no início da doença.

O tratamento é feito com aplicação de colírios e medicação via oral", afirma Laus. Por se tratar de um estudo, os custos da cirurgia chegam a cair de 70% a 80% para o proprietário. "No hospital, o preço de uma cirurgia de catarata com a aplicação da lente acrílica nos dois olhos do cão varia de R$ 2,8 mil a R$ 3 mil.

Como o peludo não enxerga, outros sentidos devem ser explorados, como o olfato ou a audição do cachorro. Brincadeiras como pega-pega, buscar bolinha, correr pelo parque ou usar diversos brinquedos devem ser exploradas, sempre utilizando o recurso do barulho para que o pet saiba onde estão os objetos e pessoas.

Mesmo se a visão não puder ser preservada, na maioria dos casos os olhos podem ser mantidos para propósitos estéticos desde que o manejo seja precoce e correto. Nestes casos, os olhos em proptose devem ser reposicionados sob anestesia geral tão logo quanto possível e realizadas suturas palpebrais (tarsorrafia).

Animais de qualquer tamanho, raça e idade podem ser acometidos. Porém, há uma incidência maior em algumas raças, como cocker spaniel e poodle. O tratamento varia com o estágio da catarata, e a cirurgia pode ser uma das principais soluções. Nesse caso, o problema do cachorro cego tem cura.

O cristalino, uma lente localizada no olho e que tem a função de ajustar o foco, se torna opaco, e o tutor percebe o olho do cachorro ficando azul ou esbranquiçado, prejudicando a visão.

A perda súbita da visão tem três causas gerais: Opacidade de estruturas oculares normalmente transparentes. Anormalidades da retina (estrutura no fundo do olho que detecta a luz) Anormalidade dos nervos que conduzem os sinais visuais do olho para o cérebro (como o nervo óptico e os caminhos visuais)

O Colírio Cinerária Marítima Homeopático do laboratório Provets é indicado para cães e gatos no tratamento da catarata senil, opacidade da córnea e do cristalino, prevenindo a progressão da catarata. O produto é contra indicado nos casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Ceratoconjuntivite seca
O animal sente dor e muito desconforto. Nesses casos, é comum notarmos um aumento de volume na região, presença de secreção e dificuldade em abrir o olho acometido. Quando não tratada, a ceratoconjuntivite pode levar à cegueira.

lesões oculares decorrentes do ato de coçar a região; ceratoconjuntivite seca (deficiência na produção de lágrimas); contato dos olhos com substância química; entrada de corpos estranhos (como areia e outros agentes irritantes).

Portanto, não ceda à tentação de utilizar um remédio caseiro para conjuntivite em cachorro ou mesmo um colírio humano no seu amiguinho, já que ambas as “soluções” podem agravar o problema, por mais que sua intenção seja ajudá-lo.

Assim como os humanos, os cãezinhos também podem desenvolver a conjuntivite. Esse problema no olho do cachorro trata-se de uma inflamação da membrana conjuntiva que pode ser causada por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas.