Como cuidar de Tumbergia em vaso?

Perguntado por: lvasconcelos8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A Tumbérgia grandiflora precisa de sol pleno para crescer e florescer bem. No entanto, ela não tolera o calor intenso do verão e precisa de muita água nessa época do ano. Por isso, é importante regar a planta duas vezes por semana durante o verão. Já no inverno, a rega pode ser reduzida para uma vez por semana.

Em relação à iluminação, a Tumbérgia é uma planta que prefere climas mais amenos, portanto ela não necessita de muita luz do Sol. Para o seu pleno desenvolvimento e floração, você pode deixá-la apenas 4 horas no sol da manhã. Depois disso, ela deve ficar na meia-sombra.

- Cresce rápido? O crescimento da tumbérgia é de ate 50 centímetros por ano, sendo que o primeiro ano após plantado pode ser um pouco mais lento devido a adaptação e enraizamento no novo solo.

A Tumbérgia grandiflora precisa de sol pleno para crescer e florescer bem. No entanto, ela não tolera o calor intenso do verão e precisa de muita água nessa época do ano. Por isso, é importante regar a planta duas vezes por semana durante o verão. Já no inverno, a rega pode ser reduzida para uma vez por semana.

Solo, iluminação e floração
A iluminação ideal é em meia-sombra ou sol pleno, pois é uma planta para ambientes externos. Fer complementa que a espécie floresce timidamente durante todo o ano, mas o auge da sua floração ocorre durante a primavera e o verão. “As regas variam de uma a duas vezes por semana.

Tumbérgias são plantas trepadeiras muito ornamentais e rústicas. Suas flores têm geralmente formato de trombeta e suas cores variam entre azul, branco ou violeta.

Tipos de tumbérgia

  • Tumbérgia arbustiva. Também conhecida como “thunbergia erecta”, por seu arbusto ereto, é uma planta do tipo trepadeira nativa da África Tropical, que pode chegar aos 2,5 metros de altura. ...
  • Tumbérgia azul. ...
  • Tumbérgia alata.

Quando a planta é muito jovem, ela dificilmente vai florescer. O motivo é simples: ela ainda não passou por todas as etapas de desenvolvimento e crescimento, portanto, não tem estrutura adequada para suportar o florescimento.

e se você quer ter uma boa produção de flor e de fruto do seu ora-pro-nóbis você tem que dar a ele luminosidade porque ele precisa de sol ele precisa de boa regra esse vaso aqui mesmo ele é regado todos os dias quando Não está chovendo porque porque ele está num substrato drenante substrato suculenta e ele precisa de ...

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

murta

Uma das plantas para cerca viva de crescimento rápido é a murta. Porém, ao contrário da espécie anterior, ela costuma chegar a incríveis 5 m de altura. Além disso, ela se adapta facilmente aos diferentes tipos de climas e solos, sendo bem versátil. Essa opção é uma das plantas para cerca viva que você mais vai adorar.

Nô Figueiredo – O podocarpo é uma planta que demora para crescer e pode atingir uma altura ideal após dois anos de plantio. No entanto, caso queira cultivá-la como cerca viva, o ideal é realizar podas com frequência para estimular seu crescimento.

Algumas cercas vivas demoram entre 3 a 4 meses para completarem o seu processo de desenvolvimento.

Deve ser cultivada a pleno sol e não é muito exigente quanto ao solo, devendo ser fertilizada com fontes de fósforo e potássio para uma intensa floração. Tolera a salinidade e não tolera geadas. Não necessita tutoramento. Multiplica-se por sementes.

A rusticidade da tumbérgia-azul faz dela um arbusto ornamental de média manutenção. O espaçamento entre mudas dependerá do desejo de compactação do proprietário, mas uma distância entre 60 cm a 1 m entre as plantas costuma ser ideal.

As flores da tumbérgia trepadeira são grandes, apresentando uma coloração azul com o centro branco, que podem ocorrer durante o ano todo, mas com mais intensidade na primavera e no verão, sendo grande atrativo de insetos polinizadores, como as abelhas da espécie mamangava.