Como cuidar de renda portuguesa planta?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Como cuidar da Renda Portuguesa - Dicas. A Renda portuguesa precisa de sombra, porém gosta de luz, então, mantenha o vaso em local bem iluminado. Da família das Samambaias, é uma planta que se adapta bem dentro de casa. Gosta bastante de água e de umidade, deve ser regada dia sim, dia não.

O ideal é molhar a planta quando o solo começar a ficar seco; Adubação: “pode utilizar adubos orgânicos ricos em cálcio, como a Torta de Mamona e Farinha de Ossos, além de fertilizantes minerais próprios para Samambaias, como o NPK 12-08-06.

Plante a renda portuguesa em um vaso suspenso.
Como os seus rizomas ficam pendurados pelos lados do vaso e podem chegar a 60 cm de comprimento, um vaso suspenso é ideal para a renda portuguesa. O vaso deve ser de plástico ou barro, com cerca de 15 a 25 cm de diâmetro.

Assim como todas as outras espécies, a samambaia renda portuguesa deve ser mantida em um ambiente com sombra, mas que receba um pouco de luz natural. Também é uma planta que se adapta ao ambiente doméstico interno e externo e a rega acontece dia sim, dia não.

O substrato da renda-portuguesa deve ser rico em matéria orgânica já que, em seu habitat natural, ela absorve os nutrientes de folhas, galhos e frutos que caem sobre seus rizomas. Para o cultivo doméstico, uma boa opção é misturar ao substrato uma parte de turfa para cada parte de argila e de areia.

Adube a terra. A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate. Tome cuidado com os brotos. Mesmo que eles tenham um aspecto estranho, possuem grande potencial de crescimento.

Deficiências nos níveis de clorofila ou de elementos como Nitrogênio e Enxofre são alguns deles. Para ajudá-lo a evitar o problema, listamos os fatores mais comuns que podem “queimar” a planta. E também indicamos o que fazer quando isso ocorre. Fertilizantes – O excesso de fertilizantes pode causar as queimaduras.

A renda-portuguesa (Davallia fejeensis) têm as folhas mais finas e delicadas e a renda- francesa (Rumohra adiantiformis), uma aparência rústica. Entretanto os cuidados são iguais: gostam de solo rico em matéria orgânica e umidade ambiente alta.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

As folhas da samambaia começam a se enrolar e ficar marrons quando estão morrendo.

50 centímetros de diâmetro

O ideal é que tenham pelo menos 50 centímetros de diâmetro e de profundidade, se possível mais. Como vão acomodar uma quantidade maior de terra e uma planta naturalmente mais pesada, escolha bem o local onde vai posicionar o seu vaso antes de fazer o plantio.

Garanta que a terra esteja enriquecida com adubo orgânico, preferencialmente com alto teor de cálcio. A farinha de osso e a casca de ovos são opções que vão contribuir para que a planta cresça com saúde. Outro cuidado tão importante quanto adubar o solo é, como dito acima, manter a umidade.

Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.

Samambaia de espada é a que mais aguenta sol
De todas as plantas que podem ficar no sol, a samambaia de espada é a que mais aguenta os raios solares. Por ser altamente adaptável, ela também pode crescer à meia-sombra ou até mesmo em plena sombra.

É fácil podar samambaias. Fazê-lo no começo da primavera, antes que o novos brotos comecem a nascer, é uma boa ideia, mas não se preocupe se eles já tiverem crescido. Corte as folhas mortas e secas sempre que elas aparecerem se estiver cultivando sua samambaia dentro de casa.

As rendas são plantas muito relacionadas às memórias afetivas. Isso porque eram muito cultivadas por mães, tias e avós, e remetem à nossa infância.

Água. As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.