Como cuidar de planta orelha de rato?

Perguntado por: tqueiroz4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A planta orelha de rato deve ser cultivada num local com luz solar direta ou sombra parcial. Ao sol, os caules desta planta crescem mais e as suas folhas são maiores.

A dica é colocar um dedo na terra. Se ela estiver úmida, pode esperar um pouco para a próxima irrigação. Também vale lembrar que a irrigação da planta orelha-de-elefante precisa ser profunda, ou seja, é necessário molhar a terra até a água sair pelos orifícios de drenagem para fazer o cultivo de suculentas com sucesso.

Curiosidade: é possível fazer infusão com a planta Orelha-de-rato a partir de folhas da planta foi usado, ajuda em doenças do fígado, diarreia e inflamação do intestino. Além disso, também já foi usada por herbalistas para curar a asma, bem como diversos outros problemas relacionados com o sistema respiratório.

Como fazer muda: sua propagação acontece por meio de folhas, mudas ou estacas. Para isso, corte uma folha suavemente e não deixe nenhuma parte no caule. A folha usada deve ficar em um solo seco para criar muda. Depois, é só transferir para o substrato definitivo.

Deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Após a quebra da dormência com desponte, escarificação, ou água, as sementes germinam em 10 a 20 dias. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado.

A Orelha de Elefante Gigante adora ambientes quentes e úmidos, então é importante ser um local úmido. Existem várias maneiras de conseguir isso, como borrifar as folhas frequentemente. Você também pode colocar o vaso de plantas em um pratinho com água para aumentar a umidade das plantas.

Rega: a rega da suculenta orelha de shrek deve ser realizada de forma espaçada, de modo a deixar secar o solo entre uma irrigação e outra; Poda: o vaso com suculenta orelha de shrek não requer grandes podas. De tempos em tempos é necessário fazer a eliminação de ramos e folhas secas.

arenoso

Substrato arenoso e leve
O ideal é que você utilize um solo mais arenoso, leve e não argiloso. E caso a sua suculenta orelha de elefante esteja em um vaso, escolha um que possui orifícios de drenagem para que a água não acumule no recipiente.

Popularmente conhecida como orelha-de-elefante, a Alocasia wentii é uma ótima opção de planta para purificar o ar da sala de estar ou do quarto. A espécie originária do sudeste da Ásia aprecia solos úmidos e locais de muita luminosidade.

Para que a pata-de-elefante esteja sempre bonita, é necessário manter uma irrigação moderada, já que ela prefere o solo mais seco do que úmido. Por ser uma planta que exige poucos cuidados, você não precisa se preocupar em realizar podas e a adubação pode ser feita a cada dois meses.

Na sombra seu crescimento não é tão rápido nem os resultados são bons. Um detalhe que vai te incentivar as deixar uma orelha de elefante no sol pleno é que ela só consegue obter o vermelho das folhas quando está no sol. Quem quer criar orelha de elefante quer ter pela sua folhagem.

50 anos

A ramificação ocorre aos poucos e, na vida adulta, pode ocorrer uma floração. Para a planta ser considerada adulta, ela deve ter 50 anos.

Intoxicação Plus atua de forma rápida e eficaz contra as Intoxicações Bovinas, além de atuar em Caprinos e Ovinos.

Onde plantar: É indicada para reflorestamentos mistos e para a arborização urbana. Solo de Plantio: Áreas úmidas. Porte da Árvore: De 0 a 5 metros, De 5 a 10 metros, De 10 a 15 metros. Utilidades: A madeira pode ser usada em caixotaria.

Sugestão de Uso: Colocar 1 colher de sopa em 200ml de água quente, deixar 15 minutos de infusão, coar e tomar até 3 vezes ao dia após as refeições. Também pode ser usado como banho. Conteúdo: Folha de Orelha de Cachorro desidratada.

A inflorescência da orelha-de-elefante é do tipo panícula de tirsos, com pequenas flores amarelas e muito perfumadas. Após a floração, que pode durar até uma ano, a planta morre, não sem antes deixar muitas pequenas mudas que surgem de sua base.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou abundante luz indireta, em substrato arenoso, perfeitamente drenável e enriquecido com matéria orgânica, próprio para plantas suculentas e cactáceas. As regas devem ser abundantes porém espaçadas, permitindo que o substrato seque bem entre uma irrigação e outra.

A rega precisa ser bem espaçada, principalmente no inverno. Independentemente da periodicidade, só devemos regar quando o substrato estiver extremamente seco. É muito fácil matarmos cactos afogados, por excesso na frequência das regas. A multiplicação deste cacto orelha de coelho é bastante rápida.

Rega: Durante o período de crescimento (Abril a Setembro), necessita de ser regado com regularidade, mas sem encharcar, com o cuidado de deixar secar a terra entre as regas. No Inverno reduza drasticamente a rega, ambientes frios associados a muita humidade podem levar ao apodrecimento da planta.