Como cuidar de pé de maxixe?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Depois que as sementes forem plantadas, a hortaliça vai começar a dar os frutos entre 50 a 80 dias. O tempo pode variar dependendo da forma que o maxixe foi cultivado e cuidado. Dessa forma, é essencial sempre regar a plantinha, colocá-la em um local com luz solar e adubar o solo.

Fonte: Autores (2021). Os frutos do maxixe mostraram um excelente desenvolvimento utilizando adubo de cama aviária, apresentando uma média superior de 88,1% de produção, quando comparado à testemunha. Em relação ao adubo bovino e caprino, não houve diferença significativa nas variáveis estudadas.

Se a intenção for consumi-los cru, a colheita deve ser feita antes do desenvolvimento das sementes. A rega do maxixe deve ser feita diariamente, no entanto, é fundamental ter cuidado para que o solo não fique encharcado.

No entanto, os mais elevados números de frutos por planta verificaram-se quando se utilizou 1,0 e 1,5 m entre plantas e 3,0 m entre fileiras, 78 e 73 frutos, respectivamente, demonstrando que o maxixeiro necessita de maior área para produzir mais frutos por planta (Tabela 1).

Em locais mais quentes, o plantio pode ser realizado durante o ano todo. Em regiões de clima ameno, recomenda-se plantar de agosto a fevereiro.

Adube a terra
A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.

Consuma sempre o maxixe verde
A primeira dica para quem quer incorporar o maxixe na alimentação é: consuma o fruto sempre verde. Isso porque quando está maduro ele fica mais amargo, além de bem fibroso.

Favorece a imunidade. O rico aporte de nutrientes, tais como ferro, zinco, cálcio e vitaminas C e do complexo B, do legume maxixe o torna um aliado da manutenção do sistema imune do organismo.

A colheita do maxixe deve se iniciar após os 60 dias de ciclo, quando os frutos estiverem bem desenvolvidos e tenros, mas sem sementes.

A semeadura é feita normalmente no local definitivo, fazendo covas de 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro. A terra retirada de cada cova deve ser adubada com esterco bem curtido, húmus de minhoca, composto orgânico ou adubo químico.

Colheita. A colheita do quiabo é rápida. Em geral, os frutos se tornam comestíveis de 50 a 60 dias depois de plantados.

Ciclo de aproximadamente 70 a 80 dias e em condições ideais de cultivo pode chegar a produzir de 15 a 20 mil quilos por hectare. – Resistente a seca, pois possui uma raiz profunda (aproximadamente 1,9 m).

No maxixe os frutos, raízes e sementes são usados na para curar doenças e para tratar dores de estômago, icterícia, hemorroidas e prevenir a formação de cálculos nos rins.

O primeiro passo de como plantar maxixe é selecionar o local onde a planta vai ficar. Por ser uma espécie adaptada a climas quentes, ela precisa de bastante luminosidade, incluindo sol direto durante algumas horas por dia. A escolha do vaso ou outro recipiente também é muito importante.

R$ 14,98/kg R$7,49 a unidade Aproximadamente 500g.

Existem duas variedades de Maxixe tradicionais, o Maxixe Caipira do Norte (com espinhos) e o Maxixe Japonês (sem espinhos).

A sua produtividade é variável, normalmente 20 t/ha, com possibilidade de chegar a 40 t/ha quando o período de colheita é prolongado.

70 dias

Em outras palavras, ele leva de 30 a 70 dias para chegar no ponto, dependendo do cultivo e da finalidade. Os pepinos em conserva, por exemplo, são colhidos mais cedo, quando são bem pequenininhos, medindo de três a nove centímetros.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.