Como cuidar de Oxalá?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Para ter a proteção deste Orixá, é preciso acreditar e respeitá-lo. Agir de acordo com as leis mais justas, ser solidário e colocar o amor acima de tudo em todas as relações são atitudes que agradam muito essa divindade.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan. Axé!

Meu Pai Oxalá, neste dia que começa, venho pedir a paz a alegria e seu grande axé! Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos. Envolva-me em seu pano branco de paz, em tua Luz, a cada instante de meu dia.

De acordo com a filosofia do Terreiro do Pai Maneco a atuação de OXALÁ se dá diretamente em todos os seres, estando assim presente em tudo como os demais Orixás, mas sua manifestação não se faz através da incorporação.

Suas frutas são mamão, banana, maçã, melancia, melão, laranja mimo do céu. Sua cor é o amarelo. Seu dia é quinta-feira. Seu elemento é a água doce.

Modo de fazer
Na temperatura morna, você deve tomar o seu banho de limpeza normalmente e, logo em seguida, despejar a água para o Banho de Oxalá do pescoço para baixo, mentalizando suas intenções, pedindo proteção, abertura de caminhos, prosperidade, limpeza e purificação.

Por isso o branco, que é a junção de todas as cores de luz dentro de si. É a partir da luz branca que todas as cores existentes podem ser vibradas, e o branco de Oxalá é o sinal de que nele está toda vida. Branco também é a cor que rege a paz, que também é atributo de pai Oxalá.

Guia de Proteção para Oxalá, Protetor de Aquário
Comece a fazer a guia em uma sexta-feira ou domingo. Deixe-a em um copo com água e sal, ao luar, por uma noite. No dia seguinte, coloque-a para secar ao sol, por 10 minutos.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

Acender velas
Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos. Se você deseja a indicação do melhor dia para acender velas, indicamos a sexta feira. É o dia de Oxalá, o orixá Maior.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Segundo o Dicionário Houaiss, a interjeição oxalá, que se usa para exprimir um desejo, tem origem no árabe wa xá'lláh (pronunciado comummente wo xá'lláh), com o significado de «e queira Deus».

Alecrim

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim
Usado em rituais de defumações e em banhos de descarrego.

COMO LIMPAR AS GUIAS? As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.

No batuque o boldo é conhecido como tapete de Oxalá, folha consagrada para este orixá, por isso o seu uso é grande na religião afro-gaúcha o tornando bastante popular e tendo seu plantio um diversas casas de axé.

Oxalá está associado a criação do mundo, seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.