Como cuidar de guaco no vaso?

Perguntado por: asales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Coloque o vaso com o guaco em um local onde receba luz solar direta, de preferência ao ar livre, pois só assim vai crescer e se desenvolver bem. Mantenha diariamente a terra úmida, mas evitando sempre encharcar. Após alguns dias, poderá ver que sua planta criará raízes.

laevigata (guaco), que normalmente permanece no material seco. Floresce e frutifica nos meses de agosto a dezembro.

Ela alivia quadros de tosse, asma, bronquite e de mais doenças da via respiratória, devido ao seu composto cumarínico". Além de ajudar a eliminar o muco causado por gripes e resfriados, o guaco também auxilia na redução de edemas e de peso, devido à ação anti-inflamatória da planta.

Devido ao potencial anticoagulante da cumarina, o uso do Guaco é contraindicado em crianças menores de um ano e gestantes. Além disso, o seu uso prolongado do Guaco pode provocar acidentes hemorrágicos pelo antagonismo à vitamina K e potencializar a ação da Warfarina e de outros medicamentos dessa classe4.

O Guaco Edulito Herbarium não possui adição de açúcar e por isso pode ser consumido por diabéticos. É indicado como auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório, como tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.

Na hora de guardar, use um recipiente de plástico e arrume os vegetais de forma estratégica: coloque uma folha por vez, intercalando com papel toalha. No final, feche o pote e prontinho! Assim, os vegetais não entram em contato entre si (separados pelas folhas de papel toalha) e ficam mais bem preservados.

COMO PREPARAR O CHÁ DE FOLHAS DE GUACO
Você precisará de 10 folhas de guaco, 2 xícaras de água e 2 xícaras de mel (opcional). Em um recipiente coloque as folhas picadas de guaco e a água. Deixe ferver e depois abafe por cerca de 10 minutos até amornar.

A espécie Mikania laevigata Schultz, conhecida popularmente por “guaco”, é uma planta medicinal que pertence à família Asteraceae, que reúne cerca de 420 espécies distribuídas principalmente na América Central e do Sul, sendo 171 delas citadas no Brasil.

Como plantar:
Para plantar o Guaco, é recomendado utilizar sementes ou estacas. O solo ideal para o seu cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Antes de plantar, é importante preparar o solo, removendo eventuais ervas daninhas e incorporando matéria orgânica, como composto ou húmus de minhoca.

Aumento da pressão arterial. Em raros casos, pessoas hipersensíveis aos componentes do Guaco podem apresentar um agravamento na dificuldade para respirar e tossir.

Suas folhas têm tom verde brilhante, formato de coração e exalam um perfume que lembra o de abóbora quando amassadas. As flores pequenas e amareladas têm um aroma suave de baunilha.

Seu fruto é do tipo aquênio pentangular, piloso ou levemente glabro com 3 mm de comprimento. É importante lembrar que o guaco só floresce quando cultivado em locais onde possa receber luz solar direta.

O guaco não é indicado para pessoas com alergia a essa planta, para pessoas com câncer, tuberculose, diabetes e doenças no fígado. Essa planta não deve ser consumida por crianças menores de 1 ano, assim como deve ser evitada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Apesar de ser derivado de plantas, o uso do medicamento também necessita de prescrição médica e deve ser acompanhado por profissional da área, pois possui efeitos colaterais. O xarope de guaco, por exemplo, pode causar vômitos e diarréias.

4 GUACO • Empregado contra bronquite, o guaco (Mikania glomerata e Mikania laevigata) deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes. Segundo Antonia, a planta pode incrementar caipirinhas.

Colocar 10 g de folhas em 500 mL de água fervente por 10 minutos e coar no final. Beber 2 xícaras ao dia. O guaco está contraindicado para pessoas com alergia a esta planta, com doenças no fígado, que utilizam anticoagulantes, para crianças menores de 1 ano de idade e grávidas.

Atenção diabéticos: Este produto contém açúcar.

Índios brasileiros utilizam o Guaco para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida. Da mesma forma, é feito uma infusão de folhas para febre, desconforto estomacal e reumatismo.

(Guaco), apresenta um grande potencial para ser utilizada como adjuvante no tratamento da COVID-19, por conta de todos os efeitos benéficos que auxiliam na melhora dos sintomas respiratórios que a doença desenvolve.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Benefício da folha de Guaco: A ciência comprovou as propriedades medicinais dessa erva e atestou que ela desobstrui as vias respiratórias. O xarope de guaco alivia os sintomas de bronquite, tosse e asma; garante uma respiração tranquila.