Como cuidar de gato com sonda urinária?

Perguntado por: oantunes5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Esta sonda pode ficar por 2 a 3 dias, se for julgado necessário. O gatinho também pode necessitar de fluidoterapia (soro) para re-hidratar e ajudar no funcionamento dos rins. Esse procedimento deve ser feito com extremo cuidado e calculado, para não agravar o acúmulo de urina nos rins.

Tratamento. Os gatos que exibem sinais de doença do trato urinário inferior devem ser examinados por um médico veterinário o mais breve possível. Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal.

O animal muitas vezes não interage mais com o tutor, fica apático, prostrado, além de não se alimentar e não beber água. Sendo assim, é bem nítido quando um pet está em estado terminal — ele já não consegue desempenhar as suas funções normais e começa a ter perda de sinais vitais.”

Amoxicilina Bastante utilizado no tratamento de infecções em animais pequenos, o antibiótico chamado de Amoxicilina é indicado para combater bactérias dos tipos estafilococos e estreptococos – que podem ser responsáveis por complicações no trato respiratório, urinário, infecções no ouvido e até dermatites.

Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar.

Antibióticos para possíveis infecções urinárias devem ser administrados somente após a retirada da sonda e de um resultado positivo na cultura de urina. A melhor maneira de prevenir a obstrução de uretra em gatos é proporcionando estímulos para que ele beba mais água.

A posição da bexiga no abdômen é caudal ventral. É possível palpá-la com ambas as mãos, observando se está repleta, tensa e se há estímulo doloroso durante a palpação. Após a palpação da bexiga, finaliza-se o exame clínico do sistema urinário de felinos fêmeas.

Suplemento em Molho For Cats pH Urinário: contribuem para a saúde dos rins, da bexiga e do trato urinário, auxiliando no controle dos níveis do PH urinário, evitando as DTUIF.

Os sinais clínicos de ruptura parcial ou total de bexiga incluem sensibilidade e distensão abdominal, hematúria e, em casos mais extremos anúria.

As principais causas que podem levar à obstrução urinária em gatos são: cálculos urinários, pólipos, tumores, 'plugs uretrais', cistites e a doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), hoje mais conhecida como Síndrome de Pandora”, esclarece Daniel Altwegg, médico veterinário do Hospital Veterinário PetCare, ...

Sim, dipirona pode ser dada para gatos! Porém, é preciso ter cuidado: a dipirona é um composto fenólico e os gatos apresentam uma certa limitação para metabolizar essa substância. Em doses erradas, pode levar à intoxicação do pet.

Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.

Se a dor do seu gatinho for muito incômoda, isso pode afetar os seus movimentos. A patinha pode ficar manca, o seu rebolado diferente ou, ainda, ficar totalmente quieto, para evitar que o corpo doa. Um gesto muito comum entre os gatos quando eles estão sentindo dores é ficar com a cabeça na parede.

Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Receitar dipirona para gatos é realmente algo comum na medicina veterinária, já que o medicamento se mostra eficaz no combate a dores e diminuição da febre nos felinos.