Como cuidar da planta vinca pendente?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Não tolera o calor intenso, períodos de estiagem, nem o pisoteio.

É uma planta perene ou, dito de outro modo, mantem-se verde durante todo o ano, mesmo na época seca. Se procura ter um jardim sempre verde, a vinca pode ser uma sua aliada.

As vincas só eram vendidas na forma convencional, que cresce ereta e não se espalha muito, mas agora foram introduzidas as vincas pendentes! São perfeitas para jardineiras e cestas pendentes. Elas não param de florir em nenhuma época do ano e tem flores com o dobro de tamanho das vincas convencionais!

Uso medicinal
Tanto as folhas quanto as flores da planta são usadas para diminuir a febre, tratar caspa e regular a hipertensão.

É necessário regar com frequência já que a avenca gosta do substrato úmido. “Pode irrigar a planta três a quatro vezes por semana”, recomenda Jozildo Roberto, do Sítio São Jorge, em Holambra. Se tiver dúvidas sobre a umidade, faça sempre o teste do dedinho. Se sentir que a terra está seca, já é hora de regar novamente.

Descubra como fortalecer a saúde das suas plantas em 6 truques básicos:

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Se a planta tá murcha, mesmo com regas, pode ser que o tamanho do vaso seja muito pequeno pra acomodar raízes, substrato e água na medida certa. A solução é colocar a moça num recipiente maior, com mais substrato e espaço pra comportar raízes e umidade na quantidade ideal.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

A vinca é fácil de cultivar em vasos
Seu cultivo, aliás, não poderia ser mais fácil: ela aprecia sol e solo enriquecido com composto orgânico, mas consegue crescer mesmo em ambiente sombreado, desde que tenha a terra mantida sempre úmida e fértil.

A vinca é uma planta considerada “invasora dos jardins”, pois se reproduz com facilidade e se propaga rapidamente através de suas sementes; Por ser de fácil cultivo, elas se adaptam bem a vasos, jardineiras e jardins abertos.

A avenca pode ser propagada por sementes ou estaquia. Para plantar por sementes, basta colocar as sementes em uma panela com água quente e deixar descansar por cerca de 15 minutos.

Como ela é uma planta de meia-sombra, ou seja, o ideal é posicioná-la em ambientes com luz difusa com boa circulação de ar. Mas vale ficar atento: elas não podem ficar expostas ao sol diretamente porque as suas folhas podem queimar. Vale regar uma vez por semana.

Uma das mais diferentes plantas pendentes que gostam de sol dessa lista é a rabo-de-burro. Isso porque ela ainda não precisa de irrigação constante, necessitando de pouca atenção para crescer saudável. As folhas bem volumosas se destacam e preenchem todo o caule.

A vinca, também conhecida como boa-noite, é uma planta nativa de Madagascar que se adaptou extremamente bem ao Brasil pois é bem tolerante ao calor, seca, e alta umidade. A espécie original é bem grande e tem poucas flores, geralmente brancas ou rosas, mas as variedades de jardim não se parecem nem um pouco com isso!

Nomes populares: Boa-noite, boa-tarde, flor-de-todo-ano, lavadeira, vinca-de-gato, vinca-rósea, vinca-de-madagascar; vinca mayor, pervinca tropical, flor del sapo (Espanha).

As partes normalmente utilizadas da vinca são as flores ou as folhas para o preparo do chá. No entanto, por ser uma planta tóxica, as doses para o preparo do chá dependem de alguns fatores como idade e estado de saúde.

Falta de água. Esse é o problema mais comum que pode acontecer com sua avenca. É fácil evitar, mantendo o substrato sempre úmido. Apesar de gostar de calor, o sol direto e o vento devem ser evitados a todo custo e, isso, por si só, já garante um bom período de substrato úmido.

As avencas não são muito exigentes com relação à adubação. Você pode usar adubos líquidos comuns, do tipo NPK 10-10-10, a cada 2 semanas seguindo as instruções do rótulo. Contudo, uma adubação rica em nitrogênio é mais indicada.

Vasos de fibra de coco, que imitam xaxins, são outra boa escolha para plantar avencas. Irrigação: É muito importante para o desenvolvimento da avenca e para se ter uma planta vistosa. Contudo, não encharque o solo, que precisa ser de boa drenagem e mantido apenas úmido.