Como cuidar da planta pega rapaz?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem fofo e drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante outono-inverno, deixar o solo secar entre as regas. Deve ser plantada com espaçamento, entre uma planta e outra, de mais ou menos 25 cm.

A brilhantina é uma planta de textura peculiar, suas folhas são muito brilhantes, suculentas e pequeninas, de coloração verde-clara. Sua estrutura é bastante ramificada e ereta assemelhando-se a ramos de ciprestes. Sua estatura é baixa, de 20-30 centímetros, tornando-a excelente em composições com flores diversas.

As avencas gostam de calor e umidade, mas preferem estar à meia-sombra. É importante também mantê-las longe de ambientes muito ventilados. “As folhas da avenca são sensíveis e com isso não suportam vento.

As sementes precisam de luz, mas o sol direto pode esquentar demais o solo e matá-las. Já quando surgirem as primeiras folhinhas podemos transferir para um local com mais claridade, e aí sim com sol direto por algumas horas, não o dia todo, ainda protegida da chuva.

"Quando é excesso de água, as folhas vão murchando, caindo um pouco envolta do vaso, mas, se ainda tem folhas na plantas, ela ainda está viva", diz. "Na hora em que não tiver nenhuma folha na planta, só um galhinho murcho, é sinal de que ela já deve ter morrido", afirma Eliana.

Na medicina tradicional do Peru, o chá de suas folhas é empregado como purificador do sangue, desintoxicante do corpo, limpador das vias urinárias, para problemas de inflamação e irritação de ovários, corrimento vaginal e hemorragias.

Desmodium incanum

O Desmodium incanum também pode ser encontrada em áreas ocupadas por lavouras e áreas de fruticultura. Uma característica marcante dessa espécie são os frutos que costumam ficar grudados em roupas e pêlos quando em contato, por isso é conhecida como pega-pega.

Como preparar o chá

  1. Primeiramente, separe três colheres de folhas secas de erva (sua raiz também pode ser usada, caso esteja devidamente triturada)
  2. Em seguida, leve ao fogo 1 litro de água.
  3. Misture as folhas à água e deixe que a chaleira ferva.
  4. Sirva quando morno.

A brilhantina é um cosmético apresentado na forma de pomada utilizada para modelar o cabelo. Sua composição é de basicamente parafina líquida, vaselina, essência e óleo mineral.

Essa erva, normalmente, é usada em banhos de descarrego e como tratamento caseiro de doenças de pele e sarna.

Cyperus rotundus, este é o nome científico da tiririca, planta invasora de jardim e plantação, conhecida por resistir a altas temperaturas, chuvas e até encharcamento. A princípio, a tiririca pode parecer um capim inofensivo, que você pode arrancar com as próprias mãos.

As avencas são plantas de meia-sombra e apesar de serem samambaias, elas precisam de luz forte sem sol direto. Se ficarem sob o sol, suas folhas vão torrar rapidinho. Já em ambientes escuros, suas folhas vão amarelar e a planta não vai se desenvolver.

Falta de água. Esse é o problema mais comum que pode acontecer com sua avenca. É fácil evitar, mantendo o substrato sempre úmido. Apesar de gostar de calor, o sol direto e o vento devem ser evitados a todo custo e, isso, por si só, já garante um bom período de substrato úmido.

Substrato: Deve-se misturar junto à terra vegetal e cascalho para que o vaso tenha uma boa drenagem. Adubação: Recomenda-se adubar a cada dois meses com farinha de osso e torta de mamona, diluídos em água. A mistura deve ser posta a secar por duas ou três semanas em recipiente fechado.

Conheça 5 plantas que não precisam de sol!

  • Aglaonema. A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. ...
  • Jiboia. Outra espécie muito popular e que não necessita de luz solar é a planta jiboia. ...
  • Antúrio. ...
  • Zamioculca. ...
  • Areca-bambu.

Plantas com falta de sol: como reconhecer?

  1. Folhas frágeis. As folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. ...
  2. Ramos longos e sem folhas. Os ramos da planta ficam longos demais e com menor quantidade de folhas. ...
  3. Menos aroma. As ervas aromáticas tornam-se muito menos aromáticas.

Normalmente a deficiência no crescimento das plantas está associada com alguns dos chamados “fatores limitantes de crescimento”. Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.