Como cuidar da pele do rosto na amamentação?

Perguntado por: tsanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O tratamento certo: idealmente, use um produto hidratante e restaurador formulado especificamente para o uso pós-parto duas vezes por dia durante um ou dois meses. Se tem pouco tempo para isso, opte por um gel ou gel-creme, cujos ingredientes ativos são absorvidos mais rapidamente pela pele.

Embora possam ser muito úteis nesta fase em que a pele tende a ganhar mais manchas, os ácidos esfoliantes em elevadas concentrações são contraindicados durante a gravidez; já que a pele tende a ficar mais sensibilizada, irritando-se com mais facilidade.

Depois do parto, se a mãe estiver amamentando, usa-se ácido glicólico, kójico ou o azeláico. Não se recomenda o uso de hidroquinona ou tretinoína, clareadores mais potentes, durante a gestação, e não há dados que comprovem a segurança do uso durante a amamentação.

As mulheres que estão grávidas ou na fase de amamentação costumam ter cuidado redobrado para ingerir ou usar qualquer produto que possa prejudicar o bebê. O uso da vitamina C pura no rosto não é prejudicial, e ela pode ser utilizada diariamente.

Conheça alguns tratamentos estéticos liberados para lactantes

  • Luz pulsada. É muito usado no combate as machas do rosto e pescoço. ...
  • Radiofrequência. As celulites e a flacidez aumentou durante a gestação? ...
  • Depilação a laser. ...
  • Criolipólise. ...
  • Criofrequência. ...
  • Conclusão.

Os cremes hidratantes podem ser usados nas mamas durante a gestação (exceto nos mamilos), principalmente para evitar o aparecimento de estrias, ajudando na hidratação e melhorando a elasticidade do tecido mamário que, em breve, irá aumentar de volume.

Procedimentos injetáveis como toxina botulínica, ácido hialurônico e bioestimuladores podem ser feitos em alguns casos, após o fim da amamentação exclusiva. Não existem estudos científicos que atestem a segurança desses tratamentos durante a amamentação.

Como por exemplo: é indicado tomar 15 minutos de sol por dia nos mamilos, sempre antes das 10 da manhã e após às 16 horas, não esquecendo o protetor solar fora das aréolas e dos mamilos. Especialistas recomendam, ainda, não passar hidratantes ou cremes nessa região.

Como tratar as manchas após a gravidez? Depois do nascimento do bebê, o tratamento de manchas só pode e deve ser iniciado após o cessar da amamentação. Além dos peelings e sessões de laser, também é comum o uso de cremes e óleos, que são potentes despigmentantes, além de ácidos, como o ácido retinóico e ácido azelaico.

Conhecida por suas propriedades regenerativas, a substância é amplamente utilizada em hidratantes e óleos corporais contra estrias, linhas de expressão, manchas na pele e ressecamento e, por ser um óleo natural, não oferece riscos para a mamãe e o bebê.

A vitamina D é fundamental. Ela é essencial para ter ossos saudáveis, tanto para você como para o bebê, e é obtida principalmente da exposição solar. Se você mora em local sem muito sol, especialmente no inverno, seu corpo pode ter dificuldade de produzir vitamina D suficiente.

O colágeno para gestantes Lac & Gest Renova Be é recomendado para todas as futuras mamães e lactantes que desejam reforçar a suplementação e ainda cuidar da pele, cabelos e unhas.

Entre os rastros deixados pela inundação hormonal da gestação está o aparecimento dos melasmas, uma hiperpigmentação da pele, com bordas irregulares, em geral no rosto. No pós-parto, espera-se que desapareçam em dois a três meses.

O formol é uma substância tóxica, irritativa e cancerígena. Ele causa baixo peso ao nascer e problemas na mãe e bebê quando usado durante a lactação. Portanto, ele não pode ser usado na amamentação.

Grávidas, lactantes e o sol
Sempre que possível, deve-se dar preferência para filtros solares físicos, com FPS maiores que 30, com cor e que filtrem os raios solares UVA e UVB. O dermatologista, juntamente com o ginecologista e o obstetra, são os profissionais indicados para receitar tais dermocosméticos.

Na gravidez e na amamentação, o retinóico é proibido: passa pelo leite, causa malformação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê. Isso também vale para os peelings – descamações feitas com ácidos. Caso você já venha usando um creme que contenha ácido retinóico, tenha calma.