Como cuidar da pele com rosácea?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A melhor opção é hidratar com produtos a base de gel-creme e usar antioxidantes também em gel-creme, nunca usar só creme ou só gel, porque o creme obstrui os poros e o gel resseca muito a pele. Além disso, é indispensável o uso de hidratante e filtro solar”, indica a expert.

Os pacientes devem sempre evitar produtos adstringentes e esfoliantes. Em época de crise, a recomendação é “evitar os fatores desencadeantes e agravantes, abusar de protetor solar e manter o tratamento específico para o tipo de rosácea apresentada”, aconselha a dermatologista.

Gel para Pele com Rosácea Galderma Rozex 7,5mg/g com 30g

  • Galderma.
  • 30g Gel.
  • METRONIDAZOL.

(Acne rosácea)
O diagnóstico é baseado na aparência típica da erupção cutânea e na idade da pessoa quando ocorrem os primeiros sintomas. A piora da rosácea pode ser prevenida evitando-se certos alimentos, álcool, bebidas quentes e a exposição à luz solar, extremos de temperatura, vento e cosméticos.

Evite temperaturas extremas: procure tomar banhos mornos e lavar o rosto com água fria. Evite também ingerir alimentos e bebidas inflamatórias, como o álcool em excesso, por exemplo. Prefira por produtos calmantes para cuidar da sua pele, lave sempre o rosto e use hidratantes específicos para o seu tipo de pele.

Sabonete Líquido Calmante 100ml Indicado para Rosácea é recomendado para peles com Rosácea ativa. Tem ação tópica e anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana e fugicida. Associado ao extrato de calêndula e Aloe pode ter ação emoliente, tonificante suavizante, refrescante e restauradora de tecidos.

A maioria dos pacientes apresenta pele sensível devendo evitar o uso de retinóicos, vitamina C, sabonetes abrasivos e cosméticos à base de álcool.

A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse).

Atualmente estão disponíveis ativos de uso tópico como: ácido azelaico, ivermectina, metronidazol e tartarato de brimonidina; que ajudam a reduzir o número e a gravidade das lesões inflamatórias causadas pela rosácea, além de prolongar os períodos entre as crises e melhorar a aparência estética facial.

Sim, pode.

Alimentos e temperos picantes
Apesar de renderem um sabor extra, temperos picantes e pimentas podem ser inimigos de quem tem rosácea. A picância de alimentos, temperos e ervas pode causar a sensação de “queimação” para a pele sensível.

Nesse caso, o Creamy Mandélico é o mais indicado. “Converse com seu médico, use hidratante antes do ácido para amenizar a irritação e comece aplicando o produto escolhido em noites alternadas”, recomenda o especialista.

Rosácea ocular
Acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Se não tratado pode evoluir e interferir na visão do paciente. Os medicamentos devem ser indicados por um oftalmologista e a área deve ser bem higienizada.

Os tratamentos da rosácea são recomendados de acordo com o tipo da doença que o indivíduo possui. Podem ser usados medicamentos e cremes tópicos, que aliviam a irritação da pele, bem como cirurgias utilizando dermoabrasão, laser ou a eletrocirurgia.

Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no inverno. Pare de fumar. Simplifique a rotina de cuidados com a pele, evitando passar muitos produtos. Use produtos específicos para rosácea ou um hidratante antivermelhidão.

A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recidivaste (recorrente), que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do pacientes. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

A rosa mosqueta é rica em polifenóis e antocianina, que ajudam reduzir a inflamação. Ele também contém vitamina E, um antioxidante conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios. Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a aliviar a irritação resultante de: Rosácea.