Como cuidar da pele com dermatite seborreica?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A pele de quem sofre com dermatite seborreica fica facilmente irritada até ao lavar o rosto. Lave o rosto com soluções leves, como uma água micelar, mas nunca use sabão, para não piorar a irritação. Os hidratantes nem sempre são bem tolerados. Entretanto, se a pele está tensionada, ela precisa de hidratação.

Alguns dos principais são: Estresse: situações de estresse e ansiedade podem aumentar a inflamação e agravar os sintomas da dermatite seborreica. Clima e temperatura: alterações sazonais, como tempo frio e seco, podem desencadear ou piorar a condição.

O Sabonete Sumred Peles Sensíveis e os dermocosméticos Regenèr foram desenvolvidos especialmente para peles especiais, como a pele com dermatite seborreica, e que exigem cuidados diferenciados.

COMO SE LIVRAR DA DERMATITE SEBORREICA
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

Pode-se optar pelo uso de hidrocortisona 1% em creme ou desonida 0,05% em creme, por até 2 semanas.

Misture partes iguais de água filtrada e de vinagre de maçã – pode ser meio copo de cada; Aplique a mistura no couro cabeludo com a ajuda de um algodão; Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos por alguns minutos; Deixe a mistura agir de 20 a 30 minutos e lave os cabelos normalmente.

Gluconato de lítio. Pode também ser prescrito em casos de dermatite seborreica no rosto devido à sua ação anti-inflamatória. Também atua sobre os fungos, dependendo da concentração do ingrediente ativo. É aplicado numa camada fina em todo o rosto duas vezes por dia, durante um período médio de dois meses.

Por outro lado, é preciso limitar o consumo de certos alimentos como gorduras saturadas (nata...), açúcares de rápida absorção (guloseimas, bolos...). Por último, deve-se privilegiar ao máximo a comida caseira ao invés de recorrer a pratos preparados, que geralmente contêm grande quantidade de sal e/ou açúcar.

A dermatite seborreica não tem cura, sendo uma doença crônica que pode ser administrada pelo paciente ao longo da vida, com períodos de agravamento intercalados com momentos de melhora. É importante destacar que a dermatite seborreica não está relacionada à falta de higiene e não é contagiosa.

É também importante adotar uma dieta equilibrada em proteínas, ferro e ácidos gordos essenciais para assegurar um bom funcionamento do metabolismo. Deverá também reduzir a ingestão de determinados alimentos, como as gorduras saturadas (natas, etc.) e os açúcares de absorção rápida (doces, bolos, etc.).

A especialista conta que quem tem a pele sensível não precisa se preocupar. A vitamina C pode ser usada em todo tipo de pele, desde a sensível até a oleosa.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

Cetoconazol Shampoo

Para o tratamento de dermatite seborréica, o Cetoconazol Shampoo deve ser utilizado 2 vezes por semana, por um período de 2 a 4 semanas. Em casos de prevenção da dermatite seborréica, o Cetoconazol Shampoo deve ser utilizado 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.

É recomendado usar aditivos de banho/duche, que hidratam a sua pele. Com Dermatite Atópica no Rosto, use um hidratante diariamente. Os emolientes (também conhecidos por hidratantes) são a chave para este cuidado de pele e devem ser usados todos os dias, independentemente do paciente estar numa fase ativa ou inativa.

Outras possíveis causas da dermatite perioral são cremes contendo ácidos, maquiagens, alguns tipos de filtros solares e pastas de dente, mudanças hormonais e falta de higiene. “Fatores emocionais, como o estresse, também podem contribuir para o surgimento ou piora do quadro”, explica Dra.