Como cuidar da Dracena em vaso?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Apesar do nome, ela não precisa de muita água – irrigá-la duas vezes por semana é suficiente. “O excesso provavelmente vai amarelar ou tirar o brilho das folhas. Mas, como a maior parte das plantas tropicais, ela ama umidade”, diz Vanessa.

Luminosidade: a dracena-vermelha é uma planta que gosta de bastante sol. Por isso, se for plantá-la dentro de casa, deixe-a em um local com bastante luz natural; Plantio: pode ser feito diretamente na terra ou até mesmo em vasos.

Podem ser vários os motivos, mas o principal pode ser excesso de água. Nunca regue a planta em demasia. As regas devem ser moderadas com a finalidade de deixar o solo sempre úmido, nunca encharcado evitando a proliferação de fungos e surgimento de outras patologias.

Excesso de flúor
A água da torneira é tratada com flúor em pró da nossa saúde bucal, e algumas plantas como dracenas, clorofitos e palmeiras podem apresentar as pontas das folhas queimadas devido a este elemento. O cloro da água não chega a ser um problema para a maioria das plantas.

Ainda que não seja uma planta exigente que requeira adubos especiais, as dracenas também precisam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Utilize no solo das dracenas um adubo NPK 10-10-10 comum ou, caso lide bem com jardinagem, também é possível fazer o seu próprio adubo caseiro.

Como cuidar
Mas, como a maior parte das plantas tropicais, ela ama umidade”, diz Vanessa. “Por isso, vale borrifá-la duas vezes por semana, principalmente se o clima estiver muito seco. De vez em quando, uma boa ideia é passar um pano úmido nas folhas para tirar a poeira.”

6 - Dracena
Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.

O pau d'água ou dracena também é capaz de purificar o ar do ambiente onde é cultivado. Além disso, a espécie possui um significado importante para o Feng Shui: a filosofia diz que ela transborda boas energias nos locais em que é inserida, seja em casas, locais de trabalho ou outros espaços.

O excesso de água também pode deixar as folhas parecendo marrons e prontas para cair. Isto pode acontecer muito cedo, portanto, deve-se drenar o excesso de água e esperar que o solo seque antes de regar para ajudar a planta a se recuperar.

Não tenha medo de cortar as folhas ou galhos dela. Ela também é conhecida como “dragoeiro” ou “dracena.” Depois de aparar as folhas e cortar os caules, coloque-os em um vaso com água se quiser replantar.

O substrato ideal para a dracena, que pertence à família Asparagaceae, é rico em nutrientes e não demasiado solto, para ajudar a uma maior estabilidade da planta, um bom exemplo é o nosso substrato para plantas verdes e palmeiras.

Regue a dracena com água morna quando o solo ficar seco.
Encoste no solo em volta da dracena a cada dois ou três dias e veja se ele está úmido. Se não estiver, regue a planta com bastante água morna. Não use água gelada, que pode causar um choque, e nem exagere no volume — ou as raízes da dracena podem apodrecer.

Deixe a planta hidratando por, aproximadamente, dez minutos. Retire a planta do recipiente e a coloque sobre um prato, para que o excesso de água seja drenado. Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio. Pulverize as folhas com água.

A origem do nome da planta dracena vem da antiga palavra grega drakaina, isto é, “dragão feminino”. O nome é devido a uma resina vermelha, semelhante a uma seiva gosmenta, retirada das hastes da dracaena. Esta goma, por sua vez, foi comparada ao sangue de dragão.

Continuar lendo Como regar Dracena baby?