Como cuidar da bananeira no vaso?

Perguntado por: abelchior4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Cheque diariamente o solo sob a planta, enfiando o dedo na terra para ver se ela não está muito seca. O solo deve permanecer úmido em até 1,5 cm abaixo da superfície. Regue a bananeira diariamente para manter a terra e as raízes hidratadas.

Devido à produção de folhas de grande dimensão, a bananeira necessita de muita água, não só para a formação dos tecidos mas fundamentalmente para transpiração.

Enquanto muitas pessoas em climas subtropicais tendem a cultivar estas árvores no quintal, as bananeiras podem realmente prosperar em um vaso ou recipiente dentro de sua casa. Se você conseguir os materiais corretos, a planta adequada e cuidar de sua árvore corretamente, você pode plantar sua própria bananeira em casa.

As bananeiras se desenvolvem melhor com 12 horas de sol intenso por dia. Elas podem crescer com menos sol (porém mais lentamente), mas, ainda assim, é preciso escolher o local de seu quintal que receba mais sol.

Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.

De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.

Como é uma planta tropical, a bananeira adora sol, calor e umidade. Isso é essencial para ela crescer bem. Por essa razão, quando é cultivada em ambientes com temperaturas mais amenas, deve ser colocada em um local onde possa receber luz solar para crescer e dar frutos.

25 anos

A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.

As folhas de bananeira que estiverem morrendo ou mortas dão sinais bem fáceis de identificar. Elas ficam murchas, secas e marrons. Assim que ficarem marrons, não tem como revivê-las e você terá que podar para manter a árvore bonita e exubrante.

Eliminação do coração e da última penca
A prática deve ser realizada até 15 dias após a abertura da última penca.

18 a 20 litros

Em média, estima-se que uma bananeira necessite de 18 a 20 litros de água por dia, mas este valor é extremamente maleável, uma vez que a demanda hídrica das plantas depende do clima ( por exemplo: quanto maior a insolação incidente nas plantas, maior o consumo de água), da idade da planta, do componente genético da ...

Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.

Escolha do Solo e Preparo da Área
A bananeira prefere solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, com boa profundidade, plano ou levemente inclinado, não sujeitos a inundação, vegetando bem em pH variando entre 4,5 e 7,0. A bananeira não se desenvolve bem em solos mal-drenados e nem os excessivamente secos.

ÉPOCA - Em locais com boa irrigação, a plantação de mudas de bananeira se dá bem em qualquer período do ano. Porém, se a região for mais seca, a melhor época é o início da estação das chuvas. LOCAL - As regiões úmidas e com chuvas regulares são as mais indicadas para o plantio de bananeiras.

A limpeza acontece onde estão sendo coletadas as mudas, retirando-se toda a terra a ela aderida para evitar levar patógenos, nematóides e brocas para a área de plantio. Depois de lavar os rizomas, a recomendação é tratar as mudas com produtos químicos.

Uma prática comum nesta região consiste em plantar a bananeira como planta protetora de plantas umbrófilas (amigas da sombra) como são o cacau, café, pimenta-do-reino, noz-moscada etc.

Plantio de banana consorciado com milho e melancia anima produtores do Juruá Mostrar que é possível obter alto rendimento em uma área cultivada com pouco mais de um hectare.

Mas se você quiser aproveitar a casca de banana como fertilizante, também é possível. Para isso, basta picar a casca de cinco a seis bananas em pedaços pequenos e levar para ferver com 1 litro de água por 15 minutos. Depois de frio, acrescente mais 1 litro de água e está pronto para o uso.