Como criar vários betas juntos?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para criar peixe betta não é possível ter dois peixes betta machos no mesmo aquário. Já as fêmeas são mais amigáveis e de fácil convivência. Entretanto, mesmo as fêmeas precisam de um aquário grande para viver de forma confortável e pacífica.

Quando nos perguntamos “Qual peixe posso colocar junto com o betta?”, dentre as espécies que podem conviver com ele estão: Coridoras, Neon, Tetra Foguinho, Rasboras Arlequim, Rodostomus, Otocinclus e muitos outros. As fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas e com os mesmos tipos de peixe que os machos.

Prefira números ímpares de peixes no aquário. Tente manter de três a cinco bettas em um aquário de 40 litros ou de sete a nove em um de 80 litros.

É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Em cada abraço a fêmea libera entre 8 e 20 ovócitos e a desova total pode chegar a mais de 600 ovos.

Deve viver em grupos de dez peixinhos ou mais, dependendo do tamanho do aquário. Quando vive em um ambiente equilibrado, pode conviver com o peixe betta sem grandes problemas.

2 – 5 anos

O ideal é que o aquário tenha pelo menos 15 litros, sendo que, quanto maior for o recipiente, melhor será a qualidade de vida e mais fácil será para manter os parâmetros da água. Os recipientes pequenos demais podem causar e estresse, por isso, dependendo do formato e do tamanho, a beteira é ruim para o peixe.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

Por ser territorialista, ele precisa ficar sozinho no aquário. Se for colocado com outro da mesma espécie, a briga é garantida. Um pode matar o outro. "Ele é um peixe solitário, ele é um peixe de briga, não podendo misturar duas espécies pelo fato de eles brigarem e um acabar matando o outro".

O ideal, principalmente com um animal delicado como o Betta, é não encostar nele. Pelo bem da saúde do pet e da sua também. Bruna explica: “o dono pode transmitir alguma doença para ele e vice-versa. Este contato também acaba estressando o peixe, e ele vai associar isso a algo negativo”, explica a especialista.

A quantidade ideal de ração para o betta
É preciso ponderar. Primeiro, considere uma média de dez grãos ou flocos. Eles devem ser oferecidos ao longo do dia: manhã, tarde e noite. Dessa forma, você pode identificar melhor as necessidades do seu nadador e a quantidade de ração para o peixe betta.

Alguns podem durante algumas horas, alguns dias e alguns anos! Os perioftalmos saltam para terra e até se pegam às árvores. Outros têm patas e podem caminhar na terra respirando ar durante poucos dias.

A escolha de um lugar apropriado para o aquário também é muito importante a fim de afastar o estresse. O local ideal para deixar o recipiente é sobre uma superfície firme em ambiente tranquilo, de preferência afastado de equipamentos barulhentos, como rádio e televisão.

Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir. Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração. De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

O método de alimentação aconselhado, não só para o betta, mas todos os peixes, é servir pouca quantidade e observar se ele come: comeu o primeiro grão, ofereça o segundo, e assim por diante. Quando perceber que ele já está tendo dificuldade para comer, ou devolveu o alimento, é sinal de que ficou satisfeito.

Alimentação dos alevinos do peixe Betta
O primeiro alimento que os bebês vão comer são os microvermes da aveia. Eles são pequenos nematódeos que não chegam a 3 mm de comprimento, sendo excelente fonte de proteína para o bom desenvolvimento dos alevinos.

Como saber se o peixe beta está velho? Uma característica comum em peixes betas que estão envelhecendo é a coluna curvada. Com o passar dos anos, o bichinho deixa de ter a coluna reta e vai ficando com as costas encurvadas. Suas cores também podem se tornar menos vivas.

constipação: é uma condição comum nos peixes tropicais, como os Bettas. Eles precisam da água na temperatura ideal para o alimento não apodrecer no intestino antes de sair; pouca oxigenação na água: pode ser a causa do peixe Betta ficar parado no fundo do aquário.