Como criar uma rota estática no Mikrotik?

Perguntado por: osales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para configurar um DHCP client no Mikrotik acesse “IP > DHCP Client”:

  1. IP > DHCP Client. ...
  2. Adicionando um DHCP client. ...
  3. Definindo a interface onde vamos receber IP de um DHCP Server. ...
  4. Endereço IP recebido e configurado dinamicamente. ...
  5. IP > Addresses. ...
  6. Adicionando um novo endereço IP. ...
  7. Rota estática padrão.

Como configurar MikroTik: Passo a Passo
Acesse menu IP e selecione Endereços, assim que apareça para você a janela lista de endereços, clique em adicionar novo botão e um nova janela será aberta. Nela adicione o seu endereço IP WAN fornecido pelo ISP na caixa de entrada Endereço.

São equipamentos de rádio ou roteadores compactos, que tem a capacidade de montar links wireless com alta capacidade de tráfego, inclusive utilizando duas antenas e uma configuração especial chamada Nstreme. Além disso, conta com inúmeras ferramentas de análise e monitoramento.

As operações com rotas estáticas são separadas em três partes:

  1. O administrador define qual rota e insere no roteador;
  2. Esta rota vai para tabela de roteamento que fica armazenada no roteador;
  3. Finalmente inicia o processo de roteamento de pacotes com base na rota definida;

O nome desse tipo de configuração é “rota estática flutuante”, quando utilizamos uma rota backup com maior custo que entra em ação somente quando a rota principal cai. Portanto, a rota com maior custo para o mesmo destino fica em espera ou “stand-by”.

Após adicionar um IP manualmente, você também precisa adicionar uma rota de saída padrão (se ainda não tiver uma, é claro). Para isso, acesse “IP > Routes” e faça o seguinte: Clique no sinal de + para adicionar uma nova rota; Em “Dst.

Hotspot é o nome dado ao local onde a tecnologia Wi-Fi está disponível. São encontrados geralmente em locais públicos. Acesso baseado em nome de usuário e senha. RouterOS possui um sistema HOTSPOT muito completo.

192.168.88.1

Para o acesso por IP: você deve adicionar um endereço em sua placa de rede de MikroTik – saiba como fazer aqui. Como o endereço IP padrão é 192.168.88.1, você pode trocar o último dígito pelo número 2 e fazer o acesso pelo Winbox clicando sobre ele.

Acesse o MikroTik pelo Winbox e clique no menu à esquerda. Clique em “Pool” na seção de IP e acione. Coloque no campo “Name” como você quer chamar a fileira de IPs. Em “Addresses”, informe a faixa de endereço IP que o MikroTik vai usar para conectar os computadores; ela deve ser distinta da sua faixa local.

O principal produto da Mikrotik é o RouterOS, um sistema operacional baseado em Linux que permite que uma plataforma x86 torne-se um roteador. Nesta condição, ele possui diversas funções, como Proxy, VPN, Firewall, Hotspots, QoS, Controle de Banda, e outras. O acesso às funções varia conforme a licença adquirida.

O modo Bridge é a configuração que desativa o recurso NAT no modem, permitindo que um roteador funcione como um servidor DHCP, sem um conflito de endereço IP. O modo Bridge permite conectar dois roteadores sem o risco de problemas de desempenho.

R$ 260,00.

A diferença entre o roteamento estático e o dinâmico é que as rotas estáticas são inseridas manualmente na tabela de roteamento pelos administradores de rede. Já o roteamento dinâmico utiliza protocolos de roteamentos que ajustam automaticamente as rotas.

Algumas vantagens do roteamento estático são a segurança obtida pela não divulgação de rotas que devem permanecer escondidas e a redução do overhead introduzido pela troca de mensagens de roteamento na rede.

Os algoritmos de roteamento são programas de software que implementam diferentes protocolos de roteamento. Funcionam atribuindo um número de custo a cada link, e o número de custo é calculado usando várias métricas de rede. Cada roteador tenta encaminhar o pacote de dados ao próximo melhor link com o menor custo.

Explicação: Uma rota estática padrão é uma rota que corresponde a todos os pacotes. Ele identifica o endereço IP do gateway para o qual o roteador envia todos os pacotes IP para os quais não possui uma rota aprendida ou estática.

O que são rotas dinâmicas e por que utilizá-las? Rotas dinâmicas no Next. js são rotas que não definimos de forma estática, como por exemplo definir uma rota /sobre onde o usuário deve acessar aquela exata rota com aquele exato nome para cair na página desejada.

Roteamento dinâmico é definido como a capacidade de uma rede descobrir de forma automáticas rotas. No roteamento estático, como visto, as rotas são definidas manualmente em cada roteador ou host.