Como criar um dígito verificador?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Cálculo do Dígito Verificador

  1. Multiplique cada algarismo principal pelo seu respectivo peso: ...
  2. Some os produtos obtidos para encontrar o total: ...
  3. Divida esse total pela constante "11" para obter o resto: ...
  4. Se o resto da divisão for igual a 1 ou 0, o primeiro dígito será igual a zero.

O algoritmo de validação do CPF calcula o primeiro dígito verificador a partir dos 9 primeiros dígitos do CPF, e em seguida, calcula o segundo dígito verificador a partir dos 9 (nove) primeiros dígitos do CPF, mais o primeiro dígito, obtido na primeira parte. Tomes como exemplo o CPF fictício : 111.444.777-05.

Para obter o DV da agência, multiplica-se os quatro primeiros dígitos da agência pelos multiplicadores 5,4,3,2 nesta ordem. O DV da Agência será, 11 subtraído da soma dos algarismos e o resto da divisão por 11.

Nos cartões bancários, é um algarismo que certifica se o número correspondente a uma agência ou conta é realmente válido – por isso também é conhecido como algarismo de controle. Cartões costumam ter um DV após o número da agência e outro DV após o número da conta.

Para resolver a Rejeição 236: Chave de Acesso com dígito verificador inválido, deve-se verificar como está sendo feita a formação da chave de acesso e o cálculo do dígito verificador, pois o mesmo não corresponde ao cálculo sobre os demais dígitos.

Outras instituições utilizam dois algarismos como DV. O cálculo utilizado pelos bancos para definir o algarismo de controle se baseia na multiplicação de todos os números da conta, seguindo pela divisão desse resultado por 11. Em seguida, o total é subtraído por 11 e o resultado será o Dígito Verificador.

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Não é necessário colocar o dígito da agência em todas as transferências. Como saber a agência da Caixa? No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador.

O Registro é composto de 2 letras + 9 dígitos + 2 letras. Os 9 dígitos formam o número-base (8 dígitos) + o DV (1 dígito). O DV, por sua vez, corresponde a 11 menos o resto da divisão por 11 do somatório da multiplicação de cada algarismo do número-base respectivamente por 7, 9, 5, 3, 2, 4, 6 e 8, a partir da unidade.

Que nada mais é do que um indicador da própria situação do CPF (se estiver suspenso). Por exemplo, se o CPF estiver com a situação regular, o Código verificador para esse status será representado por dois zeros (00).

Ou seja, o Dígito Verificador não interfere no número da conta, ocorrendo o contrário. Como mencionado, o DV possui como única função, apenas, comprovar ao contra banco que os dados inseridos são validos e existentes, não se tratando de uma fraude.

Para quem deseja saber o que é DV da conta Caixa, saiba que a sigla DV é a abreviação de Dígito Verificador. O objetivo do DV da conta Caixa é garantir que o número correspondente à agência ou a conta é válido e existe.

Identificar o DV da conta é uma tarefa muito simples. De forma geral, independente da instituição financeira ou da bandeira do cartão de crédito, o dígito verificador fica localizado junto da sequência numérica da conta, separado por um traço (hífen) ou espaço. Veja o exemplo: Número da conta corrente: 123456-0.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

No contexto da conta do Nubank, o DV refere-se ao número de verificação utilizado para garantir a integridade dos dados e evitar erros na hora de realizar transações ou inserir informações bancárias. Em termos práticos, o DV é o dígito que fica após o traço (-) na numeração da sua conta-corrente (exemplo: 123456-7).

Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

Desde o início das inscrições para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, pessoas cujo CPF é iniciado pelo algarismo zero não estão conseguindo ter seu cadastro aprovado. O mesmo acontece com dependentes de quem tem CPF que começa por zero.

O único órgão que permite a consulta do CPF pelo nome completo é a Receita Federal, desde que você seja representante legal, judicial ou procurador da pessoa. Caso contrário, será necessário ter o nome completo e os números do documento.

A forma mais fácil de encontrar o dígito da conta é tendo em mãos seu cartão do banco em formato físico ou digital. O algarismo de controle se localiza no final da sequência que identifica o número da conta corrente ou poupança logo após o hífen (-).