Como criar peixe surubim?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 9 votos

Os tanques de terra deverão ser construídos em terreno plano e de forma que fiquem próximos uns dos outros, para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água. Os tanques de terra para a criação de surubim nada mais são que reservatórios de água construídos na propriedade para esta finalidade.

tilápia

Além disso, a tilápia é uma das espécies de peixes que se tornou carro-chefe da piscicultura brasileira. Ela é a que apresenta a cadeia produtiva mais institucionalizada e mais organizada.

A espécie comum leva um ano para atingir 1,2 kg. Pelo curto período de engorda, pode ter dois ciclos de produção em um ano.

R$ 39,90

Surubim Postas Cong – R$ 39,90 Kg.

A criação de pintado exige cuidados especiais, a começar pela escolha dos tanques, embora seja um peixe que se adapta bem ao ambiente. A proporção do tanque deve ter, para cada metro de largura, 4 metros de comprimento. Além disso, a profundidade adequada é de 1,5 metro a 2 metros onde ficará a parte mais profunda.

Para sua captura, pode-se usar iscas naturais, como é o caso de peixes vivos (lambari, cascudo, tuvira entre outros) ou mesmo pedaços deles.

Três vezes ao dia, forneça peletes de 2 milímetros para exemplares com peso entre 15 e 35 gramas e de 15 milímetros para os acima de 750 gramas. Dê preferência para rações de alto valor nutricional e com elevado teor de proteína, para assegurar o crescimento saudável dos peixes.

Essa espécie tem costume de se esconder durante o dia da luz em locais com estruturas, pontes, ilhas, calhas dos rios, árvores, galhadas, entre outras coisas. Para ter uma chance de pescá-la, é interessante se posicionar próximo a essas regiões. Além disso, o pintado nada a favor da correnteza.

Agora que você já sabe como cuidar de aquário, é hora de conhecer alguns peixes de fácil trato que se dão muito bem com aquaristas iniciantes!

  1. Peixe tetra neon. Este pequeno peixinho é um dos mais adorados pelos aquaristas. ...
  2. Mato grosso. ...
  3. Peixe limpa-vidro. ...
  4. Tanictis. ...
  5. Acará bandeira.

Um dos peixes de aquário que demandam menor manutenção é o Betta! Eles não só são fáceis de cuidar, mas também exibem cores brilhantes e chamativas.

piau

O piau é uma espécie de crescimento rápido, sobretudo nos primeiros 12 a 18 meses de vida. Pode ser criada para várias finalidades, como a produção de carne, a pesca esportiva e a ornamentação.

O Pintado habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno. É um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes.

Como é a alimentação do pintado? Na natureza o pintado se alimenta de outros peixes, por isso em cativeiro ele precisa se habituar à ração. Hoje, já existe a venda de alevinos acostumados com a comida industrializada. Essa espécie come bem durante o dia e tem ótima resposta metabólica para ração.

Pode viver mais de 18 anos.

O Surubim tem uma carne branca, de consistência firme, ausência de espinhos intramusculares e sabor agradável. A atividade da pesca esportiva também privilegia esta espécie, que pode alcançar cerca de 190cm e pesar 80kg, entrando na lista dos maiores peixes da Bacia do Rio São Francisco.

É um dos maiores peixes de água doce que pode ser encontrado no Brasil, atingindo normalmente cerca de 1 metro de comprimento e pesando entre 5 a 8 kg, mas pode atingir os 50 kg.

Um engenheiro de pesca explica que o tanque deve ter de 5 a 10 mil metros quadrados. A quantidade de peixes do tanque varia de acordo com o tamanho deles.