Como criar gatilho de escassez?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Gatilho mental 1: Escassez
O humano não lida bem com o medo, trata imediatamente de se livrar desta emoção. Dás mais valor àquilo que é escasso, que vai acabar. Aliás, quase que torna a coisa rara, não é?

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Chek list – Como Criar Ganchos e Gatilhos Mentais. 1Estado Emocional – identificar o “estado emocional” (coragem, motivação, calma, determinação, outros), conceitos ou blocos de informação que você quer ancorar (criar o gancho).

Esses gatilhos podem ser difíceis de identificar, mas um especialista em saúde mental é treinado para ajudá-lo a identificá-los. Estes podem começar com um cheiro, um lugar ou até mesmo uma música. Eles te lembram, consciente ou inconscientemente, de uma memória ruim ou evento traumático em sua vida.

Quais são os gatilhos mentais que você precisa conhecer?

  1. 1 – RECIPROCIDADE. ...
  2. 2 – ESCASSEZ. ...
  3. 3 – NOVIDADE. ...
  4. 4 – PROVA SOCIAL. ...
  5. 5 – SEGURANÇA. ...
  6. 6 – COMPROMISSO. ...
  7. 7 – CONFIANÇA.

Os gatilhos emocionais podem gerar sensações como rejeição, traição, injustiça, desamparo, perda de controle, sentimento de exclusão, desaprovação ou crítica, assim como se sentir indesejado, inseguro ou sufocado.

Se você experimentou uma sensação repentina de mal-estar emocional, um gatilho emocional pode ter sido ativado. Você pode ter vários gatilhos emocionais decorrentes das suas experiências.

Visite algum perfil social do seu cliente (o LinkedIn é o melhor) e comente que você fez isso. Mostre que você se preocupou em conhecê-lo melhor antes de abordá-lo. Esse cuidado na hora da prospecção irá gerar um rapport e isso fará com que ele se sinta mais propenso a querer conversar com você.

Em seu livro, Robert Cialdini listou 6 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

As primeiras armas de fogo não tinham proteção para o gatilho (guarda-mato), que ficava livre, o que gerava acidentes. Mais tarde, devido ao aperfeiçoamento do equipamento, foi incluído o anel que protege o gatilho.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.

Escassez
Esse é um dos gatilhos mentais mais famosos e mais usados por lojas virtuais e sites de hospedagens. O gatilho de escassez desperta nas pessoas o sentimento de perda e consiste em tornar algo tão valioso que impulsiona a pessoa a realizar uma compra por medo de ficar sem aquele produto ou serviço.

Como usar o gatilho da antecipação?

  1. Faça vídeos para revelar aos poucos o conteúdo;
  2. Comece a falar de lançamentos antes de eles acontecerem;
  3. Crie muitos conteúdos relacionados ao produto que você quer lançar;
  4. Revele aos poucos detalhes sobre o que você está produzindo;
  5. Faça contagens regressivas.

Tipos de gatilhos mentais: 10 exemplos essenciais e seus usos!

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Exclusividade.
  • Novidade.
  • Curiosidade.
  • Prova social.
  • Autoridade.
  • Inimigo comum.

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. A maioria das decisões que a gente toma não são lógicas.

Eventos estressantes
Situações difíceis podem funcionar como um gatilho para a depressão. ¹ Mas cuidado: nada de julgar a reação de cada um diante dos eventos da vida. Para certas pessoas, terminar um relacionamento amoroso que durou poucos meses pode ser suficiente para desencadear uma depressão.

As preocupações e medos passam a se tornar constantes e irreais, ultrapassando os perigos verdadeiros. Quando essas sensações dominam a mente e gatilhos específicos são ativados, podem gerar a crise de ansiedade, ataque de ansiedade ou ataque de pânico.

Gatilhos mentais são estímulos que causam em um determinado indivíduo alguma reação. Esses estímulos podem ser propositais, enviados conscientemente por alguém, ou acidentais, desencadeados sem a intenção de gerar alguma resposta, mas que, ainda assim, geram.

Podemos considerar gatilhos emocionais aquelas situações pontuais que desencadeiam uma série de emoções que outras situações não causariam. A grande questão destes gatilhos é que muitas vezes não os identificamos, fazendo com que seu efeito seja duradouro e continue interferindo na sua qualidade de vida.