Como crescer economicamente com sustentabilidade?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O ideal para ter atitudes de sustentabilidade econômica é optar por produtos com menor impacto ambiental — evitar o uso de descartáveis e de sacolas plásticas, substituindo por materiais mais duráveis, é uma boa ideia. Quando isso não for possível, o indicado é praticar o reaproveitamento.

O crescimento sustentável é possível: temos exemplos aqui. É possível e desejável termos simultaneamente crescimento econômico e preservação ambiental, como sugeriu o Presidente em Davos. Isso, aliás, é a essência da Economia, pois seu papel é equacionar nossas necessidades ilimitadas com a finitude dos recursos.

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Sustentabilidade Econômica
- Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: eólica e solar. - Tratamento de todos os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo, inclusive priorizando a reciclagem do lixo.

O grande desafio é o de equilibrar as exigências locais, margens de lucro, distribuição de riquezas, o equilíbrio de suas operações e assim continuar mantendo o preço competitivo.

Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

Quais são as principais fontes de crescimento econômico? Atualmente, as principais fontes de crescimento econômico são capital físico, capital humano e tecnologia.

O crescimento econômico de um país é calculado através do Produto Interno Bruto (PIB), um cálculo que envolve diversos fatores, como:

  • Consumo das famílias;
  • Investimento das empresas;
  • Gastos governamentais;
  • Exportações;
  • Importações;

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

A sustentabilidade financeira busca o equilíbrio do orçamento financeiro, afasta os riscos de endividamento com gastos recorrentes que deveriam ser cobertos pelo capital de giro e ainda permite a modernização e expansão dos negócios.

Existem quatro pilares básicos para que algo seja considerado sustentável:

  • Ser ecologicamente correto;
  • Ser economicamente viável;
  • Ser socialmente justo;
  • Ser culturalmente aceito.

Exemplos de ações sustentáveis

  1. A separação do lixo doméstico em rejeitos orgânicos e não orgânicos. ...
  2. A adoção de um consumo consciente. ...
  3. A utilização de meios de transporte alternativos ou coletivos. ...
  4. A instalação de meios de geração de energia de fontes renováveis.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

Em relação às dimensões do desenvolvimento sustentável, o autor Ignacy Sachs, economista polonês e naturalizado francês conceitua o termo a partir de 8 dimensões específicas da sustentabilidade, a saber: dimensão ambiental, econômica, social, cultural, espacial, psicológica, política nacional e internacional.