Como costumava ser dividida a sociedade ateniense?
Assim, como em Esparta, a sociedade ateniense estava dividida em três grupos sociais: os cidadãos, os metecos e os escravos. Os metecos eram formados pelas pessoas escravizadas que conseguiram a liberdade e pelos estrangeiros que viviam em Atenas.
O que podemos afirmar sobre a sociedade ateniense?
A sociedade ateniense era controlada pelos cidadãos que eram homens nascidos em Atenas. Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. A política e a filosofia eram vistas como essenciais para a vida do cidadão ateniense.
Como era a organização política de Atenas?
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Como as polis eram divididas?
As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
Como era a organização social de Atenas e Esparta?
A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides.
Como era organizada a sociedade na Antiguidade?
Organização social da antiguidade grega
Os esparciatas governavam a polis, eram donos de escravizados, terras e dedicavam-se à guerra. Já Atenas possuía diferenças substanciais de Esparta. Os eupátridas eram os ditos “bem-nascidos”, de famílias ricas e antigas e grandes proprietários de terras.
Qual e o conceito de polis?
O termo “polis” em grego significa “cidade”. Note que as polis gregas representam a base do desenvolvimento do conceito de cidade tal qual conhecemos hoje.
Qual era a origem desses dois grupos de Atenas e Esparta?
A começar por suas origens, podemos ver que enquanto os espartanos descenderam dos guerreiros dóricos, os atenienses são originários dos povos responsáveis pela formação da tradicional civilização creto-micênica.
Qual era o tipo de democracia ateniense?
democracia direta
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.
Quem fazia parte da democracia ateniense?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Quais são as características da ateniense?
A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.
Como se organizava a sociedade espartana?
A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.
Quais eram os grupos sociais excluídos da vida política de Atenas?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população.
Como se formaram as polis Esparta e Atenas?
As cidades de Esparta e Atenas se formaram durante o período Arcaico, no contexto da formação das primeiras polis gregas. Esse processo se consolidou entre 700 a.C. a 500 a. C. quando os Genos (tribos) nômades se tornaram sedentários.
Como era dividida a sociedade grega antiga?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
O que é pólis e como se forma?
Na Grécia Antiga, nosso vocábulo cidade-Estado é utilizado para identificar o tipo de organização social que os gregos denominavam de pólis. A pólis apresentava-se basicamente como uma comunidade humana compostas por cidadãos (politai em grego), abrangendo um núcleo urbano e o território em seu entorno.
Quais as principais diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Porque Esparta e Atenas eram rivais?
Esparta e Atenas eram as principais cidades-estados da Grécia Antiga e ambas queriam impor o seu domínio sobre os gregos. As disputas de interesses entre espartanos e atenienses provocaram a Guerra do Peloponeso.
Quais foram os povos que fundaram Atenas?
A cidade-estado Atenas. Foi erguida na península de Ática, tendo os pelágios como primeiros povoadores, foram assimilados pelos invasores aqueus, eólios e jônios; porém atenunses consideravam apenas os jônios como ancestrais.