Como cortar tomate para enfeitar salada?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Faça um corte sem tocar no fundo, dividindo o tomate em dois na vertical. Faça um pequeno corte na extremidade inferior entre a casca e a polpa.

Para que ele não fique preto, a dica é adicionar suco de limão – só com essa simples dica, você já consegue conservar sua salada de frutas fresquinha por mais tempo.

A flor do tomateiro é hermafrodita, tem o órgão feminino (estigma e ovário) e o órgão masculino (anteras). A anafase é a altura que o estigma se encontra muito receptivo e ocorre a polinização. Para que se produza a germinação, os grãos de pólen devem aderir ao estigma.

As rosas e hortênsias podem ser desidratadas no varal (ao ar), já aquelas que precisam ter suas cores e estruturas conservadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. Outro método para secagem das hortênsias é o vaso com água.

No Brasil, um dos tipos mais comuns é o santa cruz (ou santa clara) e sua versão híbrida, o débora. Há também os tomates tipo salada, como o caqui ou o caquizão, o momotaro, o cereja e o longa-vida (cármen). Para molho, os mais usados são o italiano e o holandês (de cacho).

Faça cortes longos a partir do topo para a base do tomate. Esses devem ser em forma de pétalas. Posicione a faca na parte superior do tomate e corte ao longo do núcleo de sementes. O corte deverá ser uma curva, de modo que a carne do tomate separe-se das gomas de sementes.

Como desenhar uma borboleta com sua mão

  1. Coloque sua mão na folha de papél e desenhe o contorno com um lápis, como podemos ver na foto.
  2. Em seguida, desenhe pernas, antenas, tentáculos e tudo o que você precisar.
  3. Agora pegue seus lápis de cor e colora.
  4. Você pode colar pedrinhas no lugar dos olhos.

Coloque a borboleta em um vidro de conserva com uma folha de papel-toalha molhada.

  1. O tempo de relaxamento depende do tamanho da borboleta: se ela tiver entre 2,5 e 7,5 cm, conte dois dias; se for maior, conte até uma semana.
  2. Se a borboleta não couber no vidro, troque-o por um pote de plástico grande e com tampa.

Corte o tomate ao meio verticalmente. O tomate ficará dividido em quatro gomos. Tire as sementes com a ajuda da faca.

Caso queira fazer à julienne (a famosa meia-lua) ponha os dedos de forma que as pontas não encostem na faca. Assim você pode cortá-las do mesmo tamanho sem se machucar.

Quando temperamos as saladas apenas com limão ou vinagre, acabamos não absorvendo alguns de seus nutrientes, que precisam de gordura para a absorção. O ideal é adicionar azeite de oliva, mas se você não gosta, pode tentar abacate, azeitonas ou algumas nozes.

Quando comparamos o poder nutricional, pense no fato de que o limão é um alimento vivo, fresco e natural, portanto um alimento que ativa a vida. No tempero de saladas ou no preparo dos alimentos, deve ser naturalmente o eleito.

Portanto, o tomate e o vinagre são alimentos ácidos, mas que podem perfeitamente ser misturados. Por isso, se gosta de temperar o tomate com vinagre, mas não o faz com medo de ficar com algum problema de saúde, pode fazê-lo e ficar descansado, pois isso não vai acontecer.

Frutas cortadas
Evite frutas que escurecem depois de abertas, como banana, maçã, pêra, abacate, ameixa (a exceção é quando você prepara uma salada de frutas e coloca caldo de laranja e já deixa tudo misturadinho, aí o caldo cítrico impede que a fruta escureça).

Vale destacar que saladas de frutas (geralmente feitas com abacaxi, maçã, banana, morango, uva, manga, mamão, laranja e outras frutinhas) devem ser consumidas em até uma semana, para não perderem sabor e nutrientes. Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro!