Como cortar tomate fino?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Para conseguir cubinhos uniformes, corte o tomate na metade, tire as sementes com o dedo e aperte com a palma da mão contra a tábua até que o tomate fique plano. Corte em tirinhas e depois em cubos, do tamanho que preferir. As sementes do tomate costumam ser ácidas, por isso tiramos na hora de preparar molhos.

3 – Brunoise
São pequenos cubinhos, geralmente de 0,3 cm x 0,3 cm. A chef afirma, no entanto, que o tamanho pode variar um pouco de acordo com cada cozinha ou chef. “O brunoise é feito a partir do corte do julienne, basta juntar um montinho das pequenas tiras e picá-las da maneira mais uniforme possível.

Como cortar Tomate, Cebola e Pimentão

  1. Ponha a parte de cima para baixo e corte o tomate ao meio.
  2. Corte cada metade em dois, ficando com quatro partes iguais.
  3. Retire com a ponta da faca o meio e as sementes.
  4. Repita o processo em todos os lados.
  5. Com a ponta do dedo, retire as sementes restantes e corte como quiser.

A julienne é uma técnica de corte francesa para cortar legumes e frutas em finas tiras, com cerca de 2mm de largura, o que facilita no tempo de cozimento.

Paysanne: esses cortes são em formatos completamente irregulares. Eles pode ser losangos, cubos, redondos e ovais. Geralmente tem cerca de 2 cm de lado e são usados para cozimento na água, saltear na manteiga ou fazer legume rústico, com ervas no forno.

Muito utilizado na gastronomia, o tomate concassée nada mais é do que um tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos. A palavra concassée vem do verbo concasser, em francês, que significa reduzir em pequenos pedaços.

Corte perpendicularmente para picar o tomate.
Gire as fatias do tomate e faça cortes verticais, formando cubinhos pequenos. Tente manter um espaço uniforme entre os cortes, segurando os pedaços para que eles não se soltem e se percam. Pronto!

Chiffonade: é um tipo de corte específico para verduras, em tiras bem finas, como feito na couve refogada que é servida de acompanhamento para a feijoada. Também é usado para o corte de algumas ervas, como manjericão e salsinha.

MACEDOINE: corte em cubinhos um pouco maiores que o Brunoise, de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm. Trata-se de um cubo cortado, com 5 mm, que é maior do que o corte brunoise. Os vegetais usados são cenoura, cebola, nabo e aipo.

O cortador julienne nada mais é do que um utensílio que permite o corte ao modo julienne, ou seja, em tiras muito finas e em tamanhos iguais.

Vai bem como legume em molhos, sopas, cremes, chutneys e saladas. Ou como fruta em sucos, compotas, sorvetes ou simples, cru, de colherinha.

Mirepoix é o nome de um corte de legumes em cubinhos de 1 a 1,5 cm de largura. Porém também chamamos de mirepoix de legumes a combinação de cenoura, cebola e aipo, cortados em cubos para fazer caldos e guarnições.

Para conseguir o corte "Brunoise", basta cortar os palitos perpendicularmente, para conseguir cubos com 3mm em cada lado. O primeiro uso conhecido do termo impresso é na publicação Le Cuisinier Royal et Bourgeois, de François Massialot's (edição de 1722).

O corte pigmaleão, febre nos anos 80, pode ser definido em apenas uma palavra: desfiado. Esse corte tem a base menos cheia e o topo da cabeça super volumoso, sendo uma ótima opção para remodelar o afro e deixar os fios com bastante volume.

Corte pleno ou total: O objeto é cortado em toda a sua extensão.

O fato é que existe mais uma moda no pedaço, o "Calvão de cria". O corte que teve origem no Sul do Brasil imita uma pessoa calva, deixando apenas as laterais com cabelo. E apesar do estilo careca parecer inusitado, muitas pessoas decidiram apostar no corte pelo Brasil.

O pan tumaca é um antepasto tradicional da Espanha à base de tomate fresco. O preparo é muito simples e rápido: basta ralar (isso mesmo) o tomate e temperar com azeite, sal e pimenta-do-reino.

Os mini tomates (cereja, grape e coquetel, por exemplo) são produtos com cada vez mais penetração no mercado in natura, onde são comercializados em pequenas embalagens como aperitivos saudáveis, por exemplo.