Como cortar o melão para o café da manhã?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Segure o melão com uma das mãos e corte as portas dele com cuidado. Corte, mais ou menos, 1 cm de cada ponta para deixar as duas retas e paralelas uma à outra. Isso permitirá equilibrar o melão na tábua para cortá-lo ao meio com mais facilidade.

Como benefícios, devido suas propriedades, podemos destacar o aumento da hidratação corporal, ação diurética, que auxilia na hipertensão, sensação de saciedade, auxiliando na redução de peso, e prevenção de doenças, pelo alto teor de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios.

O melão pode ajudar no controle glicêmico em diabéticos
Além de conter fibras, uma porção moderada da fruta possui baixo índice glicêmico se comparada a outros alimentos, podendo ser uma opção nutritiva para o café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo.

Para o café da manhã, boas opções são o mamão, o abacate, a banana, as frutas vermelhas, a maçã e a pera, que fornecem bastante energia e nutrientes importantes. E a melhor forma de consumir é in natura, com bagaço e casca, se puder.

A porção recomendada diária de melão é de 1 xícara da fruta cortada em cubos ou 1 fatia média, de 5 centímetros aproximadamente.

7 Frutas para café da manhã que vão fazer a diferença na sua vida!

  • Mamão. Uma das frutas para café da manhã mais tradicionais e consumidas, é o famoso mamão. ...
  • Morango. O morango faz parte das frutas para café da manhã mais recomendadas, pois é rica em Vitamina C e antioxidantes. ...
  • Abacaxi. ...
  • Kiwi. ...
  • Limão. ...
  • Abacate. ...
  • Ameixa.

Depois de cortados, o melão e a melancia podem ser guardados na geladeira normalmente: é só envolvê-los em plástico filme e consumir em dois dias.

Benefícios do melão
A fruta possui cálcio, potássio e também vitaminas, dentre elas a vitamina C, que atua como antioxidante. Além disso, também é uma fruta hidratante, e devido ao seu alto tear de água, tem efeitos diuréticos. Possui ainda bioflavonoides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios.

Melão aberto ou cortado
O ideal é mantê-lo na geladeira coberto por papel alumínio ou papel filme, dentro de uma vasilha com tampa. Isso mesmo! Não basta só envolvê-lo, tem que deixá-lo isolado em um recipiente.

O melão pode ajudar muito no emagrecimento por ser uma fruta de baixas calorias. Você pode consumi-la em fatias durante o dia (café da manhã e lanches da manhã e tarde) ou como suco detox também entre as refeições. Sabe-se que uma fatia, sem a adição de açúcar ou adoçante, possui apenas 26 calorias.

Favorece o sistema imunológico
O melão contém vitamina C, capaz de elevar o sistema imunológico e manter afastadas doenças como gripes, resfriados e pneumonia. Por ser antioxidante, essa vitamina pode ajudar a prevenir ou retardar certos tipos de câncer e doenças cardíacas, além de promover um envelhecimento saudável.

Sim e fica muito saboroso ! A combinação de frutas e iogurte é uma forma simples e saudável de agregar nutrientes na alimentação.

Combate a obesidade: O extrato de melão previne a obesidade em dietas ricas em gordura. Estudo realizado mostrou que ele reduziu em 41% a resistência à insulina em um estudo com ratos e regulou os níveis de glicose no sangue. Também provocou uma queda de 73% dos lipídios do fígado.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.